O presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Saúde de Alagoas (Cosems-AL) Rodrigo Buarque e gestor da Saúde de Jundiá participou em Brasília de reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), ocasião em que prestigiou a premiação dos municípios que se destacaram por priorizar a atenção básica em seus territórios.
A secretária de Saúde de Teotônio Vilela Izabelle Pereira recebeu o certificado de reconhecimento pelo trabalho de fortalecimento da AB e esforço dos profissionais da Saúde que , apesar da pandemia, trabalham para melhorar cada vez mais o acesso da população.
O presidente do Cosems-AL considerou disse que foi um evento importante da Secretaria de Atenção Primária em Saúde (SAPS), vinculada ao MS, que homenageou os municípios que se destacam na AP no Brasil.
"Tivemos o privilégio de um município alagoano ocupar o 4o lugar no país no tocante ao Previne Brasil. Prestigiamos este momento por entender que é um momento de fortalecimento para os municipios alagoanos que podem seguir o mesmo exemplo e fazer o SUS acontecer".
Para Isabelle Pereira a premiação foi possível graças à soma de esforços da gestão municipal, profissionais, parceiros políticos e população. "Isso faz com que o nosso município, do interior de Alagoas, se destaque nos mais altos postos da gestão pública nacional de Saúde".
.
Foram premiados ainda com o certificado de reconhecimento de desempenho da Atenção Primária os municipios de Pedra Branca (PB) e Ingazeira (PE) Dentre as pautas da CIT estavam o panorama da pandemia e ações de enfrentamento; discussão sobre o Plano Nacional de Fortalecimento das Residências em Saúde ; Plano Nacional de Operacionalização da vacinação contra a Covid-19 ; situação dos leitos de UTI e suporte ventilatório Covid-19; situação de abastecimento de oxigênio e outros conteúdos de igual importância.