Muitas pessoas, mesmo sem grandes festas e aglomerações relacionadas ao São João, em virtude da pandemia, não abrem mão dos costumes e comemorações que são marcadas pela compra e consumo dos fogos de artifícios. Para evitar acidentes relacionados à rede elétrica, a Equatorial Alagoas separou algumas dicas que devem ser seguidas para evitar estas ocorrências, além de situações que comprometem o fornecimento de energia elétrica.

O executivo da área de segurança da Equatorial Alagoas, Bruno Pimentel, reforça que a relação entre fogos de artifício e a fiação elétrica é bastante delicada e requer o máximo de cuidado. “Os riscos associados ao uso de fogos de artifício próximos a rede de energia incluem acidentes que podem prejudicar o fornecimento de luz e a vida de pessoas, por isso é fundamental manter distância”, explica.  

Apesar do encantamento causado pela explosão de cores e luzes, os alagoanos devem ter cautela e responsabilidade. Por isso, jamais se deve soltar fogos na direção de postes de rede elétrica ou condutores. Com o calor, o ato pode causar a dilatação dos fios, curtos-circuitos e rompimento dos cabos.

 

Em caso de acidentes envolvendo a rede elétrica

Em caso de acidentes, o local deve ser isolado para que não haja aproximação de pessoas. E enquanto a energia não for desligada, não se deve retirar objetos ou pessoas que estejam em contato com fios. A melhor forma de ajudar, é ligar para emergência no 193 ou 192 e acionar a distribuidora pelo telefone 0800 082 0196 para que seja feito o desligamento da energia.

A distribuidora lembra ainda, que acender fogueiras está proibido em Alagoas. Outra orientação importante, é ficar atento ao uso de álcool, e devido à pandemia da Covid-19 a utilização em casa cresceu. Seja ele em gel ou líquido, a maioria da população busca ter um frasco em casa para higienizar ambientes e se proteger do vírus. Ter atenção durante a utilização é essencial para evitar acidentes.

 

Confira outras dicas de segurança

  • As bombas e fogos devem ser comprados somente em locais autorizados e devem ter selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
  • Nunca deixe os explosivos no bolso;
  • Jamais acenda bombas próximo a face;
  • Não estoque fogos em sua casa;
  • Nunca acenda bombas e rojões na mão;
  • Se o foguete falhar não tente acender de novo;
  • Solte um fogo por vez e ao ar livre;
  • Somente maiores de idade podem soltar fogos de artifício.

*Com assessoria