Apesar do avanço da vacinação, retorno presencial das aulas em Alagoas ainda não está confirmado

20/06/2021 08:07 - Educação
Por Maria Luiza Lúcio*
Image

O avanço da vacinação permitiu a evolução do diálogo dentro do governo sobre a possibilidade do retorno presencial das aulas na rede estadual em agosto deste ano. Atualmente, Alagoas possui 60 mil profissionais da educação vacinados com, no mínimo, a primeira dose, o que representa 95% do total, segundo dados do Ministério da Saúde.

Ao CadaMinuto, o Secretário de Estado da Educação, Rafael Brito, afirmou que apesar do planejamento atual sinalizar o retorno presencial das aulas para o segundo semestre, ainda não há uma confirmação.

“Evidentemente que as secretarias estaduais de Educação têm debatido o tema, a minoria dos estados no país já fez esse movimento de retorno, mas a nossa expectativa é que, no início da segunda quinzena de agosto, haja a implementação do ensino híbrido nas escolas da rede pública de Alagoas”, declara.

O secretário destaca que o retorno presencial para a educação básica é fundamental. “Há neste momento, em todo o Brasil, níveis altíssimos de evasão escolar e baixo nível de aprendizado dos novos conteúdos, além do cenário de involução da aprendizagem”. 

Segundo Brito, o grande desafio enfrentado atualmente está relacionado aos alunos que evadiram permanecendo fora da sala de aula e os que não evadiram, mas não tiveram um processo de aprendizagem eficaz das séries em que estão estudando. 

Ele afirma que há também problemas com relação às perdas dos conteúdos aprendidos no passado. “Com isso, a Educação acaba sendo, de muitas maneiras, uma vítima oculta da pandemia da Covid-19”.

Rafael também informou que para o retorno há um protocolo amplamente discutido com os técnicos e profissionais da área, que foi publicado no Diário Oficial para acesso de toda a comunidade escolar. 

“Aliado a essa iniciativa, todas as 310 escolas da rede estadual serão padronizadas por nós, obedecendo às recomendações de distanciamento social e aplicação de protocolos sanitários”, conta”.

Além disso, ele anuncia que a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) está iniciando um diálogo com a Associação dos Municípios de Alagoas (AMA), para que eles adotem estas medidas sanitárias que estão sendo padronizadas pelo estado também no âmbito municipal.

Ainda de acordo com o secretário, todos os profissionais da rede pública estadual, que quiserem se vacinar, já estarão com a vacinação completa antes do retorno das aulas presenciais. 

A secretária-geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas (Sinteal), Girlene Lázaro, também esclarece que a volta presencial das aulas ainda não está confirmada. “Há  uma previsão da gestão colocada nas redes e pela imprensa, de que o possível retorno se dará com a devida consulta ao Observatório Alagoano de Políticas Públicas para Enfrentamento da Covid-19 (OAPPEC)”.

“Esperamos que assim seja, pois nossa posição continua em defesa da vida e defendemos que todo protocolo sanitário, de segurança e estrutura seja garantido e instalado em todas as escolas”, elucida.

Ela destaca que os educadores esperam que, quando for possível o retorno, seja garantido a toda comunidade escolar vacina, condições sanitárias e estruturais. “Até lá a luta e a expectativa da categoria é que seja reconhecido todo o esforço dos profissionais para manter as aulas acontecendo de forma remota sem a participação da gestão para garantir equipamento e internet”.

Diante dos questionamentos sobre a segurança de uma possível volta às aulas de forma presencial, o médico infectologista Fernando Maia, acredita que o retorno com todos os profissionais vacinados é uma possibilidade. “É o que se pode fazer neste momento, para minimizar o estrago educacional de mais de um ano sem aulas”.

O especialista reconhece a existência do risco de um potencial surto de Covid-19 nas escolas, caso não sejam observadas as medidas já conhecidas e divulgadas desde o início da pandemia, como distanciamento social, uso de máscaras e higiene das mãos.

*estagiária sob supervisão da editoria

 

 

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..