A Defesa Civil de Maceió alterou, na manhã desta terça-feira (15), o seu nível operacional de observação para alerta em virtudes das chuvas e dos deslizamentos que atingiram a capital nas últimas 12 horas. Devido a permanência dos riscos, a ladeira de Fernão Velho também precisou ser interditada e as linhas de ônibus da região foram alteradas.
De acordo com informações registradas nos equipamentos da Defesa Civil, até o momento, os pluviômetros do órgão registraram uma média de 100 milímetros de chuva nesse período. O local que mais choveu apontam para um volume de chuva de 142 mm no pluviômetro da Chã da Jaqueira. Em Ipioca, choveu 59 mm no mesmo período.

Ao todo, 22 ocorrências foram registradas pelo órgão, distribuídas nos seguintes bairros: Chã da Jaqueira, Jardim Petrópolis, Bebedouro, Farol, Jacintinho, Benedito Bentes, Clima Bom, Santa Lúcia, Poço, Serraria, Tabuleiro dos Martins e Santo Amaro.
Uma mensagem de SMS foi disparada alertando a população para o volume de chuva previsto para o restante do dia. Como também para alertar o risco de registro de alagamentos e a possibilidade de deslizamento de barreiras na cidade. O texto orienta a população a acionar o órgão através do telefone 199 e buscar abrigos seguros, como a casa de parentes.
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) confirmou a interdição da Ladeira de Fernão Velho devido ao risco de novos deslizamentos no local, o que coloca em risco a população que trafega pelo local.
Agentes de Trânsito estiveram no local para avaliar as rotas alternativas. A orientação é que os moradores utilizem as vias a partir do ABC, Mafrial e Rio Novo/Satuba.
Também foi necessário alterar linhas de ônibus que prestam o serviço na localidade.
Confira as alterações:
Linha 058 – Fernão Velho/Centro sairá de Fernão Velho, com destino ao Rio Novo e Ladeira de Catolé.
Já a linha 715 – Rio Novo/Ponta Verde passou a sair do Fernão Velho para fazer o sentido contrário e a população não ficar desassistida.
O Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM) avalia, de modo contínuo, a necessidade de reforço na quantidade de veículos em todas as linhas.
*com Secom Maceió e SMTT