Como fazer um quiz para redes sociais

12/06/2021 08:00 - Artigos
Por redação
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Um quiz para redes sociais pode ser uma excelente ferramenta para você e sua marca se relacionarem mais com seus usuários.

Nesse sentido, você pode usar essa ferramenta para saber a opinião da sua comunidade sobre a marca ou sobre o produto; assim como fazer pesquisas de mercado, ficando a saber mais sobre os desejos e necessidades do público-alvo. Além de essas opções, um quiz é também uma ferramenta de engajamento muito legal para usar na gestão das redes sociais, permitindo explorar imensas possibilidades. Aqui ficam algumas sugestões:

• Criar quiz de cultura geral

• Fazer enquetes sobre um determinado tema

• Elaborar testes de personalidade

• Etc.

No fundo, você estará usando o quiz para se relacionar com seus usuários, sobretudo para fins de entretenimento e para que passem mais tempo com a marca, criando relação com ela.

Se gostou dessa ideia, propomos a você fazer um tipo de quiz onde os resultados sejam visíveis. Desse modo, o usuário vai se empolgar fazendo o quiz e também compartilhando os resultados nas suas redes, para que seus amigos/seguidores vejam.

Escolher a ferramenta de quiz certa

Hoje em dia, você encontra na Internet diversas ferramentas e softwares para criar enquetes. E muitas são super fáceis de usar e muito intuitivas.

Na hora de fazer sua escolha, opte por um software que permita configurar o design, deixando você usar as cores da marca, mas também para introduzir o logotipo, por exemplo. Não se esqueça que ao fazer um quiz para redes sociais, seu objetivo é promover sua marca. Logo, não deixe nunca sua identidade corporativa de fora.

Igualmente importante será escolher um  software que lhe permita fazer a análise de dados, de forma simples e rápida. Esse tipo de informação adicional deverá ser apresentada de forma computadorizada, em formato PDF ou em Excel.

Conteúdos do quiz

Como já falamos antes, o conteúdo do quiz deverá de alguma forma representar sua empresa ou ser sobre seu produto.

Se sua empresa vende roupa para criança, você poderá fazer um quiz sobre o “tipo de mãe que você é”. Contudo, um quiz de personalidade, indicando que “tipo de condutor você é” já não fará muito sentido!

E embora um quiz possa também ter um componente educativo ou analítico (permitindo a você ficar o que pensa seu público da marca/produto), recorde-se que a maioria dos usuários espera que um quiz para redes sociais seja, sobretudo, divertido! Algo legal que possam depois compartilhar com os amigos.

Igualmente importante será considerar o tipo de perguntas que você faz, pois existem várias maneiras de colocar uma questão em um quiz. Ora confira:

• Perguntas de SIM/NÃO

• Escolha múltipla

• Preencher espaços em branco

• Comparação/avaliação de imagens

E claro que você pode usar perguntas abertas. Aliás, elas são bastante úteis para quem está fazendo pesquisas de satisfação, estudos de mercado, etc. pois permitem ao usuário se expressar mais, compartilhando sua opinião, de forma mais detalhada. Contudo, são também mais difíceis de analisar, exigindo mais de seu tempo, já que terá de ler todas as respostas.

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