Carência de professores ameaça continuidade de cursos de graduação na Uneal

10/06/2021 06:10 - Educação
Por Maria Luiza Lúcio*
Image

Os estudantes de Pedagogia da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), do campus de Santana do Ipanema, estão se mobilizando desde o ano passado para solucionar a carência de professores no curso, que vem inviabilizando o funcionamento e ameaça o fim da formação no sertão do estado.

Atualmente, o curso de Pedagogia da Uneal possui apenas três professores para atender toda carga horária do curso, que deveria ser concluída em 4 anos. No entanto, devido às condições, a formação dos alunos está se estendendo por até 2 anos a mais e não possui condições de atender novos alunos.

Ao CadaMinuto, a estudante de pedagogia e representante Estudantil do Curso de Pedagogia do Campus, Jackeline dos Santos Silva, falou sobre o retorno das mobilizações, os problemas enfrentados e as medidas que estão sendo tomadas.

“Iniciamos as mobilizações ano passado, mas por conta da pandemia demos uma pausa. Agora que a situação se agravou, retomamos. Em abril desse ano, a coordenação do Curso de Pedagogia do campus nos passou a real situação e retomamos às mobilizações”, explica.

Ela afirma que os problemas persistem há 7 anos, mas a situação vem piorando. Muitos professores pediram exoneração e, agora, restam apenas três. Além do curso de pedagogia, outras graduações do campus também enfrentam problemas.

“Estou há 4 anos e meio [na Uneal]. Só que no sistema é como se eu estivesse no 5º período. Se continuar assim, irei completar uns 6 anos na Uneal. Não temos professores para os estudantes que irão entrar esse ano. A coordenação já utilizou todas as estratégias possíveis nos períodos anteriores para suprir a demanda, mas nesse próximo semestre não sabem mais o que fazer”, conta.

De acordo com Jackeline, os alunos estão buscando ajuda em todos os lugares. No mês passado, foi realizada uma reunião entre o governador Renan Filho, o secretário da educação, Rafael Brito, o reitor do campus Odilon Máximo, e o Deputado Federal Paulão (PT/AL) para discutir a contratação de novos professores e o aumento da carga horária dos docentes da instituição.

Ficou determinado que a instituição deveria enviar ao Governo do Estado documentos com todas as demandas que precisam ser atendidas. O curso de Pedagogia já realizou o envio, mas ainda não receberam um retorno sobre quais medidas serão tomadas.

Os estudantes também entraram com um processo no ano passado para contratação de professores, que já foi finalizado e estão aguardando a decisão da juíza. Atualmente, os alunos pedem que um concurso público seja aberto para atender a demanda.

*Com supervisão da editoria. 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..