Alagoas deve receber doses da vacina da Janssen perto do fim da validade

10/06/2021 11:37 - Saúde
Por Redação
Image

O Brasil deve receber na semana que vem um primeiro lote de 3 milhões de doses de vacina contra Covid-19 da Janssen, da multinacional Johnson & Johnson, vindas dos Estados Unidos e com data de validade de 27 de junho.

Ao Cada Minuto, a Secretaria do Estado da Saúde (Sesau) confirmou que Alagoas irá receber as doses da Janssen, mas até o momento não tem data prevista para a chegada dos imunizantes.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em depoimento à CPI da Covid do Senado, admitiu a possibilidade de perda desses imunizantes, se houver demora no posicionamento do FDA, espécie de Anvisa norte-americana, para o envio do imunizante.

Para o  médico infectologista, Fernando Maia, é possível aplicar todas as doses dentro da validade, apesar do curto prazo para a aplicação da vacina.

“O Programa Nacional de Imunização brasileiro tem capacidade de mobilização e é possível aplicar todas as doses durante esse  período, desde que haja vontade de fazer as coisas direitinho”, pontua.

Fernando maia pondera ainda que é preciso a colaboração de todos para que o prazo de validade da vacina não seja um obstáculo para a imunização.

“Há como fazer isso sim, precisa da adesão de todos, precisa da adesão das Secretarias de Saúde, precisa da adesão dos vacinadores, e principalmente da população. Eu vejo como factível, embora o tempo realmente é um tanto curto, mas é factível sim”, finaliza.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..