Durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta segunda-feira (07), no Palácio República dos Palmares, o o governador Renan Filho afirmou que espera que a CPI da Covid ajude o Brasil a esclarecer porque o país tomou um rumo equivocado no combate à pandemia. Na ocasião, ele também demonstrou preocupação com o aumento de casos graves pelo coronavírus entre os mais jovens.
Com relação ao recebimento de 15 requerimentos da CPI, com solicitações de informações sobre gastos com a pandemia, Renan informou que todos já foram respondidos e que o envio foi feito para todos os estados do país. “Alagoas respondeu que não tem nada para esconder”, disse.
“Temos um dos melhores resultados de combate à pandemia, já entregamos hospitais. A vacinação é superior a outros estados e temos o segundo menor número de mortes para cada 100 mil habitantes no Brasil", declarou.
Renan destacou que a CPI será uma ferramenta importante para que o Brasil possa alterar esse cenário. "Eu sou o maior interessado e o governo de Alagoas também que CPI ajude o Brasil a esclarecer porque o país tomou esse rumo tão equivocado, rumo de defender remédio que não funciona, mandar as pessoas ir para as ruas, desestimular o uso da máscara”, informou o governador.
Casos graves entre população jovem
Durante a coletiva, ele também alertou sobre o aumento de mortes entre pessoas mais jovens em decorrência da Covid-19 e pediu que esse público redobre os cuidados. “Essa semana foi a primeira vez que nós tivemos mais mortes de pessoas entre 30-59 anos, do que pessoas acima de 60 anos”, destaca,
Ele explicou que isso demonstra o funcionamento da vacinação, pois a população mais velha, que já foi vacinada, está deixando de ocupar os leitos dos hospitais.
Agora, os mais jovens estão contraindo a doença que está os colocando nos hospitais. Como essa parcela da população possui mais resistência contra o vírus, eles estão passando mais tempo internados, o que demanda uma maior quantidade de leitos.
“Se proteja mais, não saia sem máscara, mantenha as medidas de proteção para que a gente não observe em Alagoas mais casos em pessoas jovens”, afirmou.
Além da eficácia da vacinação entre pessoas acima dos 60 anos, outro motivo que Renan cita como consequência do aumento de casos graves entre mais jovens é a chegada de novas variantes do coronavírus.
Vacina Sputnik V
O governador também falou sobre a compra de novas doses da vacina Sputnik V, que foi aprovada recentemente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Ele informou que Alagoas se dispôs a comprar novas doses e está se organizando com outros estados interessados em adquirir. Foram oferecidas 10 milhões de doses para serem entregues ainda neste mês de junho.