Trabalho na pandemia: dicas para conseguir um emprego online

03/06/2021 09:27 - Artigos
Por redação
Image

Em tempos de pandemia, muita gente descobriu que a solução para trabalhar pode estar na internet. Pensando nisso, veja dicas para conseguir um emprego online.

Trabalhar remotamente se tornou uma possibilidade graças ao isolamento social, que levou centenas de empresas a adaptarem suas operações para o modelo home office. 

Além de dar mais flexibilidade aos profissionais, esse modelo de trabalho permitiu também quebrar as barreiras geográficas de uma contratação.

Para quem busca uma colocação no mercado de trabalho, olhar para as vagas online é abrir um leque maior de possibilidades, ultrapassando os limites da sua cidade ou mesmo do seu país.

Quer saber como conseguir um trabalho na pandemia? Veja dicas para conseguir um emprego online!

1. Monte um bom currículo

Não importa se a busca for por um emprego online ou para uma vaga tradicional: um bom currículo continua sendo algo essencial.

Por isso, antes de começar a pesquisar por trabalho na pandemia, dedique um tempo para estruturar o seu currículo.

Separe as informações que você deseja apresentar no seu currículo, faça uma boa revisão para não deixar passar nenhum erro de português e crie um design atrativo.

Você pode fazer o seu currículo em softwares como o Word, mas lembre-se de que a versão final deve ser salva em PDF, que deixa o documento mais leve e com ótima qualidade de visualização.

Para converter Word em PDF você pode utilizar plataformas como o Small PDF que, de forma online, faz a conversão de formatos. 

Um método bem prático para salvar o seu currículo no modo mais aceito pelo mercado.

2. Procure por vagas remotas

Para conseguir um emprego online você precisa focar na sua busca para esse tipo de vaga.

Atualmente, já existem dezenas de sites que dão a opção de “trabalho remoto” como filtro de busca.

Mas, se você quiser procurar em sites como o Google, pode pesquisar pelo nome da sua profissão, seguido por “home office” ou por “trabalho remoto”.

É preciso ter em mente que nem todos os tipos de trabalho podem ser realizados à distância. Normalmente, as funções são administrativas ou gerenciais.

3. Descubra como estruturar sua rotina home office

Imagem: Freepik

Não ter uma experiência prévia no home office pode ser um ponto negativo para algumas empresas. 

Se você nunca teve essa vivência, é importante descobrir como sua rotina home office será estruturada, caso você passe na entrevista de uma vaga.

Para isso, você pode pesquisar formas para melhorar a performance trabalhando em casa. Dessa forma, você consegue explicar como pretende manter uma rotina para os contratantes.

Isso dá mais credibilidade para sua candidatura e mostra que você está preparado para o formato de emprego online.

4. Aprenda novas habilidades

Engana-se quem pensa que basta ter um curso superior para conseguir um emprego online. No mercado atual, sai na frente quem se mantém atualizado.

Portanto, enquanto você aguarda pelas entrevistas e pelas respostas dos contratantes, você pode aproveitar o tempo disponível para aprender novas habilidades.

Uma dica é optar por treinamentos de softwares populares nas empresas ou aprender funções que podem ser realizadas à distância.

Essa é mais uma forma de demonstrar aos empregadores que você tem uma boa bagagem teórica para fazer um trabalho na pandemia home office.

5. Leve a entrevista à sério

É comum que as pessoas tenham a tendência de pensar que, por ser em um ambiente virtual, a entrevista de um emprego online é mais informal.

Porém, é justamente o contrário: é preciso que o candidato leve a entrevista a sério para aumentar as suas chances de contratação.

Esse “levar à sério” inclui alguns cuidados com o momento da entrevista online, que vão da escolha da roupa até testes com a conexão com a internet.

Se a vaga em questão for de um emprego do exterior, vale tirar algum tempo para treinar o idioma, para que você tenha um desempenho ainda melhor.

Trabalho remoto como opção 

 

Imagem: Freepik

Uma das mudanças provocadas pela pandemia é a forma como as pessoas se relacionam com o trabalho.

Com muitas empresas cortando gastos e evitando contratações, além de negócios fechando, o trabalho remoto surgiu como uma boa opção.

Segundo pesquisas, para se adaptar a essa nova realidade, muitas empresas abriram suas portas para vagas remotas, assim como o trabalho o freelancer teve um crescimento em meio a pandemia.

Quem busca uma colocação no mercado de trabalho precisa considerar essa modalidade e seguir as dicas para conseguir um emprego online.

Dessa forma, é possível obter uma renda no conforto de casa, com todas as vantagens que um trabalho fixo oferece. Ponto para a tecnologia!

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..