Atualizada às 17h12
Nesta terça-feira (1º), agentes do Instituto do Meio Ambiente (IMA) e o vereador delegado Fábio Costa flagraram despejo de chorume no Emissário Submarino, localizado na praia do Sobral, em Maceió.
Ao CadaMinuto, Fábio Costa disse que, segundo denúncias, a empresa concessionária responsável pelo Aterro da capital teria contratado diversas transportadoras para levar o chorume bruto, sem qualquer tipo de tratamento, para ser descartado no mar.
“Vai haver alegação, naturalmente, da empresa de que esse material era tratado, mas conseguimos flagrar de onde os caminhões estavam retirando esse chorume”, falou.
As equipes ambientais observaram, através de um drone, o percurso que o caminhão realizou desde a retirada do resíduo, na Lagoa de Chorume, até a praia do Sobral.
“Viemos aqui, no Emissário Submarino da Companhia de Água e Saneamento de Alagoas (Casal) e recolhemos amostras desse material para enviar a um laboratório”, afirmou Fábio Costa.
De acordo com informações do IMA, a empresa terceirizada também não possuía autorização para realizar o transporte do resíduo.
A equipe do Instituto lavrou o auto de infração no valor de R$34 mil e fez a coleta de amostras para verificar do que se trata a carga. Se ficar comprovado que realmente é chorume bruto, a empresa que administra o aterro de Maceió deverá ser autuada.
O despejo de chorume é classificado como um gravíssimo crime ambiental.
Em nota, a Casal informou que “não está praticando nenhum crime ambiental em relação a este caso, pois apenas cumpre uma determinação judicial de setembro de 2020, do Juiz Orlando Rocha Filho, a qual determina que o Emissário Submarino receba o chorume já tratado enviado pelo Centro de Tratamento de Resíduos (CTR) de Maceió. A Companhia ressalta ainda que, por diversas vezes, acionou a Justiça para não receber esse material no Emissário, porém, o pedido da Casal foi negado pelo Poder Judiciário”.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente disse que enviará uma equipe de fiscalização ao local, para apurar a situação. As denúncias de infrações ambientais podem ser feitas de forma identificada ou anônima, por meio do email coord.fiscalizacaoambiental@sedet.maceio.al.gov.br ou telefone 82 3312 5242, de segunda a sexta-feira, das 08h às 14h.
*Estagiária sob supervisão da editoria