“Não basta ter legislação se ela não sai da gaveta”, diz Anivaldo Miranda no lançamento da campanha em defesa do São Francisco

01/06/2021 14:55 - Geral
Por Redação
Image

Em coletiva virtual de imprensa, foi apresentada na tarde desta terça-feira, dia 01, a campanha “Eu viro carranca para defender o Velho Chico”. O conceito desta que é a 8ª campanha tem como foco o “Velho Chico para Todos”, que busca chamar a atenção para o pacto das águas e gestão dos recursos de forma eficaz e eficiente.

O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Anivaldo Miranda destacou o contexto da pandemia e a crise de escassez hídrica, que agora atinge grandes bacias hidrográficas de várias regiões do país.

“No futuro queremos tirar todos os esgotos que desaguam na bacia do São Francisco”, disse Miranda, destacando a importância da recuperação da qualidade das águas e da mata ciliar, o que, segundo ele, repercute na saúde humana e pode desencadear doenças graves. “O Rio São Francisco não é um canal onde apenas passam águas, é um ecossistema”, defendeu.

Não podemos demandar águas para o Rio São Francisco se estamos destruindo os biomas brasileiros. Precisamos fazer uma grande reflexão pois estamos queimando grandes florestas. Dados publicados recentemente mostram o desmatamento da mata atlântica. “Estamos construindo a equação do precipício”, explicou Anivaldo Miranda.

Precisamos ordenar as fronteiras agrícolas e não queremos nada além do cumprimento da legislação ambiental, lembrou o presidente da CBHSF. “Não basta ter legislação se ela não sai da gaveta”, defendeu.

Em seguida Anivaldo Miranda junto com Márcio Tadeu especialista em saneamento, a professora Yvonilde Medeiros da Universidade Federal da Bahia e Jaqueline Fonseca, da Agencia Peixe Vivo responderam aos questionamentos da imprensa.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..