A pedido da vereadora Teca Nelma, a prefeitura de Maceió realizou uma capacitação com os Guardas Municipais sobre como acolher mulheres em situação de violência doméstica e familiar. A solicitação, realizada em março deste ano por meio de uma indicação, foi aprovada por unanimidade na Câmara Municipal. “O combate à violência contra as mulheres é um trabalho contínuo. E a Guarda Municipal é um suporte essencial na soma de esforços pelo acolhimento às maceioenses vitimadas pela violência”, disse Teca.

Mais de 30 agentes participaram das aulas do I Curso de Aperfeiçoamento da Guarda Municipal de Maceió. A palestra foi ministrada pela Advogada Anne Caroline Fidelis, presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB e assessora da vereadora Teca Nelma.

“Estou feliz que o prefeito de Maceió teve a sensibilidade de incluir esse momento no curso de capacitação. Considerando que ele se comprometeu com a pauta feminina durante sua campanha, construímos essa indicação solicitando a capacitação. Além disso, é uma obrigação em face da Lei Maria da Penha”, completou a vereadora Teca Nelma, que também é presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal.

O subinspetor da Guarda-Municipal, Sostenes Galindo, participou como aluno da capacitação e afirmou que, após o término do curso, a sensação foi de missão cumprida. “Nessas duas semanas, recebemos muito conhecimento e também passamos por alguns momentos de reflexão. Estamos diariamente nas ruas e a qualquer instante podemos encontrar situações que trazem risco a nossa vida ou à vida de terceiros. E é nesse momento que a qualificação pode pesar em nosso favor”, disse ele.

A vereadora participou da entrega dos certificados nesta sexta-feira (28) e parabenizou os demais envolvidos na ação. “Importante parceria do secretário de Segurança Comunitária e Convívio Social, Thiago Prado. Há dez anos que a Guarda Municipal de Maceió não recebia uma capacitação preparatória para desempenhar suas funções. E a pauta da mulher deve permanecer sendo prioridade no governo”.