O estado de Alagoas vem obtendo resultados positivos na redução de casos de clonagem de veículos nos últimos meses, o que se deve às mudanças realizadas nos serviços de emplacamentos que foram implantados nos últimos meses. No ano passado, o DETRAN-AL lançou uma portaria alterando os procedimentos de emissão de placa veicular em todo o estado. 

Através da introdução de ferramentas e recursos tecnológicos, o novo formato trouxe mais segurança ao usuário, utilizando recursos como: reconhecimento facial, biometria, registro das etapas de instalação da placa, serviços pré-agendados com atendimento somente por delivery e drive-thru. Tais ações vêm contendo a atuação de empresas que estavam em situação irregular no mercado.

Segundo o presidente da Associação dos Fabricantes e Estampadores de Placas Veiculares de Alagoas (AFEPVAL), Wagner Santos, a redução de irregularidades e dos casos de placas clonadas são visíveis após as mudanças:  “Após a implantação da Portaria 700/2020, aqui no Estado de Alagoas, as coisas mudaram muito e para melhor, para as empresas estampadoras de placas automotivas. O empresário desse ramo agora pode dizer que é dono de seu negócio, pois anteriormente, em alguns casos, quem mandava eram os atravessadores, que ditavam preços, diziam quanto iriam pagar e acabavam prejudicando diretamente o lojista e o cidadão que necessitava do serviço.” afirma 

Ele afirma ainda que a portaria trouxe para o mercado maior segurança, e qualidade nos serviços e que não existe mais no mercado guerra de preços e má qualidade no atendimento ao cidadão: “Em qualquer estampadora que o usuário chegar tem a certeza do bom atendimento, da qualidade do produto, serviço e o melhor, da segurança de que está adquirindo um produto certificado e idôneo”, reforça Wagner.

As recomendações foram direcionadas às empresas credenciadas que comercializam placas veiculares em todos os municípios. Elas permitem uma fiscalização e controle dos sistemas com maior rigor.

A partir da implantação dessas mudanças, o cidadão além de ter mais comodidade, também se sente mais seguro em todas as etapas do processo, como por exemplo, os pagamentos, que estão sendo realizados por meios digitais rastreáveis e a nota fiscal que é obrigatoriamente encaminhada diretamente ao usuário do serviço via SMS ou e-mail.

Também estão sendo disponibilizados aos clientes os horários e datas disponíveis para o agendamento do serviço de emplacamento, onde o ele consegue escolher, dentre as opções disponíveis, a agenda desejada.

*com Assessoria