Ministério da Saúde não realiza agendamento de vacinação por WhatsApp

19/05/2021 15:48 - Oxi... Isso é Fake!
Por Assessoria
Image

Diversas pessoas têm relatado o recebimento de uma mensagem para um suposto agendamento para a vacinação contra a Covid-19 no WhatsApp . O cadastro não existe e se trata de tentativa de golpe. O Ministério da Saúde já divulgou que não entra em contato com a população para marcar o dia da imunização. 

Uma das mensagens foi enviada por um número com o DDD 96, do Amapá. "Olá, sou a Alessandra Vieira, representante do Ministério da Saúde contra a Covid-19. Venho através da nossa plataforma online realizar o agendamento da sua vacinação. Por favor, me informe o número de protocolo de 6 dígitos enviados via SMS", informa o conteúdo falso. 

Não existe cadastro para agendar o dia e hora que a população deve comparecer para tomar a vacina. A mensagem do falso agendamento começou a circular em janeiro quando a imunização teve início no Brasil. A tentativa de golpe já foi realizada por meio de ligações e mensagens de texto. 

O Ministério da Saúde já fez vários alertas sobre a situação. “O Ministério da Saúde informa a toda a população que não entra em contato por telefone (ligação, SMS ou aplicativo) para agendar data de vacinação contra a Covid-19. Caso receba mensagem sobre isso em seu app de mensagens, desconfie, pois trata-se de uma fraude”, orientou o órgão nas redes sociais.⁣ “Criminosos utilizam tática de enviar código via SMS para clonar seu aplicativo de mensagens”, acrescenta a postagem.

Golpe

Ao receber a mensagem, o usuário do aplicativo não deve responder. Caso o passo-a-passo exigido pelo falso cadastro seja seguido, o WhatsApp da vítima pode ser clonado, como explica o site Olhar Digital. Entre as ações comuns, o envio de mensagens para a lista de contatos solicitando dinheiro é uma das práticas mais realizadas. 

Vacinação

A ordem de vacinação, na verdade, é estabelecida pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a Covid-19, a qual os estados devem seguir. Em Alagoas, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) divulgou que até essa terça-feira (18) foram aplicadas 810.931 doses, sendo 560.177 pessoas com a primeira dose e 250.754 já imunizadas com a segunda dose. A vacinação é realizada por meio do Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL) com o apoio técnico do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL).

Alagoas Sem Fake

Com foco no combate à desinformação, a editoria Alagoas Sem Fake verifica, todos os dias, mensagens e conteúdos compartilhados, principalmente em redes sociais, sobre assuntos relacionados ao novo coronavírus em Alagoas. O cidadão poderá enviar mensagens, vídeos ou áudios a serem checados por meio do WhatsApp, no número: (82) 98161-5890. Clique aqui para enviar agora.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..