O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, anunciou na tarde desta terça-feira (18) a retomada da vacinação por idade, sem levar em conta comorbidades existentes.

Com a chegada de mais de 99 mil doses de imunizantes, pessoas de 59 e 58 anos poderão se vacinar contra a Covid-19 em Alagoas nos próximos dias.

A data de início da vacinação deste grupo ainda não foi divulgada, mas o secretário recomendou que os cidadãos fiquem atentos ao calendário de suas cidades para mais informações.

A distribuição aos municípios ainda será realizada pelo governo.

Alagoas recebeu nesta terça-feira ao todo, mais 99.830 doses de AstraZeneca e Pfizer enviadas pelo Ministério da Saúde (MS). O montante já está na sede do Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL), órgão ligado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Conforme a pauta do Ministério da Saúde (MS), está prevista a chegada de mais 10.530 doses da vacina Pfizer. A novo lote deve chegar no final da tarde desta terça-feira (18), no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares.

Com esse novo lote dos imunizantes, Alagoas já recebeu um total de 1.285.180 doses enviados pelo MS. A 24ª remessa foi recebida pelos técnicos do PNI/AL, e passam por todos os procedimentos necessários de armazenamento e averiguação da quantidade de doses e validade. 

As doses da AstraZeneca ficam armazenadas em uma temperatura entre 2° e 8° Celsius. Já as vacinas da Pfizer precisam estar congeladas, por isso, ficam acondicionadas em temperaturas negativas entre -25° à -15° Celsius.

Ainda na manhã de hoje, a Prefeitura de Maceió anunciou o calendário de vacinação dos dois últimos grupos prioritários na capital. Nesta terça-feira (18) começam a ser vacinados trabalhadores da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, a partir dos 18 anos, e trabalhadores da indústria e construção civil, a partir de 35 anos. Já na quarta-feira (19), a imunização será ampliada para trabalhadores da indústria e construção civil com 18 anos ou mais.

 

*Estagiária sob supervisão da editoria