A CPI da COVID-19

17/05/2021 14:31 - Artigos
Por redação
Image

A pandemia de COVID-19 mudou completamente o cenário econômico do Brasil e do mundo. Mas não só isso, a pandemia mudou a forma como vivemos o nosso dia a dia. Em diversas cidades brasileiras, foram impostos toques de recolher e outras medidas que alteram o direito de ir e vir. Mas se tem algo que chama a atenção em toda esta situação é o dinheiro envolvido nisso. O Governo Federal mandou bilhões de reais para diversos Estados e algumas pessoas começaram a se perguntar se este dinheiro está sendo bem utilizado.

Sabemos que no Brasil a falta de escrúpulos e a corrupção são problemas de longa data. Não seria uma surpresa tão grande confirmar que algumas pessoas estão enriquecendo ilicitamente graças aos desdobramentos da COVID-19.

Diante disso, se fez necessário a CPI da COVID-19. Vamos fazer uma breve análise sobre o assunto. Não espere material o bastante para um projeto de TCC feito, mas tenha a certeza que muitas dúvidas serão esclarecidas aqui.

Uma breve história das CPIs no Brasil

O Brasil já passou por várias CPIs, mas quando se toca no assunto, a maioria acaba lembrando do esquema de corrupção conhecido como mensalão. O que pouca gente se lembra é que a investigação do mensalão começou com a CPI dos correios, de 2005, que buscava averiguar esquemas de corrupção dentro dos correios. Nessa investigação, surgiram indicações de que um esquema de compra de votos de parlamentares estava acontecendo. Começou então uma investigação diferente, trata-se da CPI que quebrou o esquema conhecido como mensalão.

O mensalão era bastante simples. O dinheiro usado para fazer publicidade de empresas estatais era usado para comprar votos de parlamentares. Cerca de 30 mil reais eram depositados na conta de alguns políticos para favorecer as decisões do Governo Federal, isto é, o Governo de Lula. Como resultado, grandes nomes da política foram condenados, o mais conhecido deles: José Dirceu.

Outra CPI importante foi a CPI do Banestado. A CPI apurou denúncias de envio ilegal de até 150 bilhões de reais para o exterior, atividade ilegal que envolvia alguns bancos, o Banestado era um deles. O relatório final da CPI pediu 91 indiciamentos, mas o mesmo nunca foi votado e acabou sem condenados.

A CPI da COVID

Essa investigação, inicialmente, tinha como alvo o Governo Federal. A ideia era investigar porque o Governo Federal não comprou doses da vacina no segundo semestre de 2020 e porque o Exército Brasileiro investiu dinheiro na Cloroquina, sendo que a mesma não funciona. No entanto, a investigação passou a incluir governadores e prefeitos como alvo. O que foi considerado uma vitória pelo Governo Federal.

O interessante é que logo após o anúncio de que a CPI da COVID iria incluir Governos Estaduais e Prefeituras, muitas regiões apresentaram uma melhoria enorme no cenário geral. Como foi o caso da Bahia, que zerou a fila de regulação de pacientes intubados com COVID-19. Algumas pessoas acreditam que este é um sinal claro de corrupção envolvendo a pandemia.

Acontece que não há regras claras para o uso do dinheiro do Governo Federal, não são como as regras da ABNT, o que dá margem para criatividade e corrupção.

Quem é o alvo da CPI

Ao que tudo indica, a CPI da COVID vai ser palco de uma grande batalha política. Isto é, haverá várias tratativas entre os parlamentares para agir de acordo com o que é mais interessante para um lado. Acredita-se que Bolsonaro vai usar sua influência para sair ileso da investigação e o mesmo vale para os governadores e prefeitos.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..