A Vigilância Sanitária (Visa) de Maceió apreendeu mais uma tonelada de produtos alimentícios estragados em um supermercado da capital. A ação ocorreu neste sábado (15), em um estabelecimento de médio porte, localizado no Conjunto Graciliano Ramos. Os produtos estavam sem condição para o consumo humano. Uma panificação foi interditada por reincidir no descumprimento das normas sanitárias.
Foram apreendidos no supermercado, 600kg de produtos já em estado de putrefação, carne bovina, suína e frango. O restante do material apreendido foram laticínios, como queijo e manteiga, mortadela, calabresa, entre outros itens.
Ainda durante a ação deste sábado (15), que contou com a participação de oito fiscais, uma panificação, localizada no Conjunto Osman Loureiro, foi interditada por reincidir no descumprimento das normas sanitárias. O local foi lacrado e já havia sido notificada, há cerca de 20 dias, devido a irregularidades. Na ocasião, o proprietário foi orientado sobre o que deveria mudar no estabelecimento para atender a legislação, mas ao retornar no estabelecimento neste sábado, os fiscais constataram que nenhuma medida foi adotada.

O dono da panificação tem, agora, 30 dias para cumprir as exigências. Até lá, o estabelecimento segue fechado e vai ter que pagar multa que varia entre R$ 180,00 e R$ 190 mil.
O coordenador da Visa, José Aírton disse que em 80 dias de fiscalizações, quase que diárias o órgão convenceu os proprietários de que as normas sanitárias precisam ser respeitadas."Temos feito trabalho de conscientização, mas punindo quem infringe às leis”, declarou
De acordo com os fiscais da Visa, os produtos apreendidos foram encaminhados para o aterro sanitário, no bairro do Benedito Bentes, para pesagem e destinação adequada. O estabelecimento será multado.
*Com informações da Assessoria