Pelo segundo dia consecutivo, o Brasil registrou uma média móvel diária de mortes pela covid-19 abaixo de 2 mil. Foram 1.944 óbitos em média nos últimos sete dias, levando a uma nova tendência de queda nos registros, ainda que o país mantenha balanços diários muito altos. Foram 2.545 novas mortes registradas nas últimas 24 horas, elevando o total para 428.256 óbitos desde o início da pandemia. 

Já o número de casos subiu para 15.361.686, com 76.638 novos diagnósticos registrados de ontem para hoje. Os dados foram obtidos pelo consórcio de veículos de imprensa junto às secretarias estaduais de saúde.

Vale lembrar, porém, que os números não representam quando os óbitos e diagnósticos da doença de fato ocorreram, mas, sim, quando passaram a constar das bases oficiais dos governos. 

Devido ao represamento de dados que ocorre nas secretarias de saúde dos estados durante os fins de semana e feriados, a média móvel diária é o índice mais adequado para se analisar o comportamento da pandemia, segundo especialistas. A média de sete dias corrige essas flutuações nos números e torna possível observar se a doença está crescendo ou caindo no país e nos estados.

A média de hoje é comparada com o índice de 14 dias atrás —que é o tempo comum de manifestação da doença. Se essa variação fica acima de 15%, há aceleração, abaixo de -15% é desaceleração e, entre os dois índices, indica tendência de estabilidade. 

Sendo assim, com a média desta quarta-feira, a variação é de -23% na comparação com duas semanas atrás, o que indica queda. Este é o segundo dia com tendência de queda após uma semana apresentando estabilidade.

Seis estados reportaram mais de cem mortes pela covid-19 nas últimas 24 horas. A soma do total de vítimas desses locais (1.762) representa mais da metade do total de mortes no país registradas hoje:

São Paulo - 696 

Minas Gerais - 373

 Rio de Janeiro - 282 

Ceará - 165

Rio Grande do Sul - 142

Pará - 104

No entanto, já são 112 dias em que a média diária de mortes fica acima de mil, indicando que, apesar da queda, os indicadores ainda estão elevados.

Dezenove estados e mais o Distrito Federal registraram queda enquanto outros sete estados apresentaram estabilidade. 

Pelo segundo dia, nenhum registrou tendência de alta Todas as regiões apresentaram tendência de queda hoje: Centro-Oeste (-34%), Nordeste (-17%), Norte (-34%), Sudeste (-19%) e Sul (-29%).