Para concluir ciclo vacinal de segunda dose da população, Alagoas precisa de mais 14 mil doses

11/05/2021 06:36 - Saúde
Por Redação
Image

Para completar o ciclo vacinal de segunda dose da população, Alagoas ainda precisa de mais de 14.290 doses da vacina Coronavac. O dado foi apresentado pela Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) durante uma reunião técnica. 

O Estado recebeu mais de 15 mil doses da Coronavac no último final de semana, mas o número de imunizantes nao é o suficiente, de acordo com o presidente da AMA,  Hugo Wanderley. 

O presidente diz que a situação é preocupante e a aflição das pessoas, principalmente das que já ultrapassaram os 28 dias entre a primeira e a segunda dose. “Esperamos que o governo federal cumpra o calendário. Estamos aguardando uma nova nota técnica sobre as novas remessas de vacinas”, acrescentou. 

Um novo lote está sendo aguardado para a próxima quarta-feira, dia 12. Até lá, os municípios precisam se manifestar sobre a necessidade das doses necessárias para conclusão da D2.

Para evitar futuros atrasos na vacinação da segunda dose da Astrazeneca, o governo também comunicou a AMA e Cosems, que as futuras remessas serão armazenadas para priorizar a complementação do ciclo vacinal das pessoas já imunizadas com a primeira dose, o que pode reduzir o avanço das próximas fases.

Durante a reunião que contou com a presença do secretário Estadual de Saúde, Alexandre Ayres, do Cosems Rodrigo Buarque e secretários, também ficou definido que, diante da dificuldade de armazenamento e manejo das vacinas Pfizer, Cosems e a prefeitura de Maceió vão estabelecer um cronograma de agendamento para vacinação das gestantes, seguindo orientação do Ministério da Saúde.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..