Novo decreto permite abertura de museus, cinemas, teatros, circos e parques em Alagoas

11/05/2021 18:23 - Geral
Por Gabriela Flores e Vanessa Alencar
Image

Em coletiva de imprensa realizada no início da noite desta terça-feira, dia 11, o governador Renan Filho renovou o decreto que trata do Plano de Distanciamento Social Controlado. Embora o estado siga na fase vermelha, porque o número de mortes semanais ainda é alto, algumas flexibilizações foram adotadas, entre as principais, a abertura de museus, cinemas, teatros, circos e parques temáticos, funcionando com 30% da capacidade, a partir da próxima sexta-feira (14). 

O funcionamento de restaurantes e bares também será permitido até 21h, durante a semana e nos finais de semana, assim como shoppings e lojas de rua em geral, já a partir de 0h desta quarta-feira, 12. 

O “toque de recolher”, em vigor desde o dia 31 de março, para que as pessoas não circulassem nas ruas depois das 21h, foi ampliado para as 22h.

Segundo Renan Filho, eventos sociais e esportivos seguem proibidos para evitar aglomerações. “Eventos como uma festa de réveillon na Barra de São Miguel e em Maceió foram mídia nacional”, lembrou o gestor, destacando que é preciso ter bom senso para garantir o funcionamento da economia e garantir também o arrefecimento da doença no estado e preservar o maior número de vidas.

Volta às aulas

O governador disse que as aulas na rede pública estadual de ensino educação pública só irão retornar com a vacinação dos profissionais da educação. “Esperamos que essa imunização aconteça até junho para, a partir daí, retomarmos as aulas com segurança para os profissionais e protocolos rígidos para os alunos”, destacou.

Entre os demais informes, o governador disse que a nova remessa de doses da Pfizer será suficiente para vacinar todas as gestantes e puérperas a partir dos 18 anos.

Ele comentou ainda sobre a redução de alagoanos hospitalizados, “o que significa que nas próximas semanas teremos a redução da mortalidade e assim possamos promover o pleno funcionamento da nossa economia”.

“O estado de Alagoas é um dos estados que mais vacina, e ao mesmo tempo nós temos o menor número absoluto de mortes do Nordeste e um dos menores do país. Temos o maior número de hospitais públicos, e isso, somado, com certeza proporcionou uma segunda onda da Covid menor que a primeira”, completou.

Renan Filho reforçou que, “quem se vacina não está morrendo”, por isso é muito importante que voltemos, o mais rápido possível à imunização de pessoas que não estão em grupos prioritários.

Indicadores

Antes do anúncio das mudanças, o secretário de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento, Fabrício Marques apresentou os dados dos indicadores dos últimos 15 dias (confira na galeria abaixo), que determinam a tomada de decisões. A taxa de ocupação de leitos com respiradores apresenta queda há algumas semanas, destacou.

Na dimensão evolução de óbitos, Alagoas chegou a ter na segunda onda 178 mortes em uma semana e há uma tendência de queda, sendo registrado, no último sábado, 123 óbitos.  Na capital foram 88 óbitos e chegamos a 55, média de 8 óbitos por dia. No interior foram 90 óbitos e na semana passada fechou em 68 óbitos.

O secretário de estado da Saúde, Alexandre Ayres pontuou que o trabalho é baseado em análises técnicas e observaram as possibilidades para propor os novos avanços em Alagoas e flexibilizar as medidas. “A população deve continuar colaborando e evitando aglomerações”, ressaltou Ayres, frisando que Alagoas, em nenhum momento colapsou a rede hospitalar.

Boletim epidemiológico

Nesta segunda-feira, 11, Alagoas registrou 566 novos casos e 16 mortes por Covid-19, de acordo com o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). 

O estado tem um total de 180.975 casos confirmados do novo coronavírus, dos quais 2.974 estão em isolamento domiciliar. Outros 172.912 pacientes já finalizaram o período de isolamento, não apresentam mais sintomas e, portanto, estão recuperados da doença. Há 12.475 casos em investigação laboratorial e, no total, Alagoas tem 4.413 óbitos por Covid-19.

Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..