Usuários do Cadastro Único de Maceió terão a oportunidade de participar de cursos profissionalizantes, com 200 vagas disponibilizadas em diversas áreas. Além do material didático, os alunos receberão auxílio transporte e alimentação.

Os cursos serão ofertados pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).  

Os usuários do CadÚnico serão encaminhados pelos equipamentos da Semas, como os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), para fazerem os cursos.  

Para concretizar a parceria, o secretário de Assistência Social, Carlos Jorge da Silva, reuniu-se nesta quinta-feira (6), com a equipe do Senai na unidade Gustavo Paiva, no bairro do Poço.  

“Essa parceria com o Senai vai gerar grandes oportunidades para que aqueles que estão em extrema vulnerabilidade tenham uma qualificação profissional. “A garantia de direitos é a base da Assistência Social, mas queremos ir além. Queremos ver vidas prosperarem, dons e talentos serem potencializados, uma verdadeira revolução social”, pontuou Carlos Jorge.

A diretora de Proteção Social Básica, Aline Pedrosa, falou da importância da qualificação profissional para os usuários da Semas. “A oferta dos cursos profissionalizantes aos beneficiários do CadÚnico – entre eles as famílias do Programa Bolsa Família – permitirá que esses usuários, ingressem no mercado do trabalho, e saiam da condição de vulnerabilidade e extrema pobreza. É um fechamento de ciclo da Assistência Social. Emprego é dignidade. Buscaremos também parcerias com empresas para encaminhá-los ao mercado de trabalho”, disse a diretora.

Nos próximos dias, a Semas divulgará os critérios para inscrições e os cursos de disponíveis para os beneficiários do CadÚnico.

*Com Ascom Semas