Checado: flexibilização de uso de máscara nos EUA só vale para vacinados e em situações específicas

29/04/2021 14:36 - Oxi... Isso é Fake!
Por Assessoria
Image

Circulam no WhatsApp várias mensagens com a informação de que os Estados Unidos suspenderam o uso de máscaras. O vídeo compartilhado do presidente é verdadeiro, mas a flexibilização do uso de máscara só vale para a população totalmente vacinada e em algumas circunstância, como atividades ao ar livre em grupos pequenos. O país imunizou 29,5% dos norte-americanos e 43% já receberam ao menos uma dose da vacina.

Uma das mensagens compartilhadas é com o link do vídeo do presidente americano Joe Biden, que anunciou a novidade. O texto que acompanha o conteúdo ironiza quem defende o uso de máscara. “Biden quer que o povo americano saia sem máscara. Negacionista? Genocida? Cadê a CNN, NY Times, Globo? Vão fazer o impeachment dele lá por determinação da Suprema Corte?”, questiona. 

No entanto, sem os detalhes da nova medida, o compartilhamento tem gerado uma interpretação equivocada. Como o próprio presidente Biden explica no vídeo, a recomendação é do Centro de Controle e Prevenção de Doenças, o CDC (sigla em inglês), que levou em consideração o avanço do combate ao novo coronavírus. 

Os dados da agência reguladora de saúde dos Estados Unidos apontam que 29,5% de toda população norte-americana está totalmente vacinada e que 43% já recebeu ao menos a primeira dose. Outro ponto destacado pelo presidente é a queda no número de casos da doença no país. Em janeiro, foi registrada uma média semanal de mais de 300 mil casos, já nos últimos sete dias foram notificados 53.803 casos. “Com o avanço da vacinação, apresentamos uma queda de 70% em hospitalizações, nós estamos salvando milhares de vidas dia a dia”, informou o presidente ao anunciar as novas recomendações. 

A novidade sobre a flexibilização do uso da máscara foi divulgada na última terça-feira (27) pelo CDC. Os detalhes foram publicados no site oficial. Agora os americanos chamados de “plenamente vacinados” podem, por exemplo, realizar atividades e pequenos encontros ao ar livre entre pessoas também já vacinadas. Para atividades em locais fechados, os participantes devem continuar com o uso da máscara, mesmo aqueles que já receberam as duas doses da vacina. 

Ainda durante o pronunciamento, o presidente Joe Biden incentivou que a população tome a vacina: “O avanço de não ser necessário mais usar a máscara em algumas situações é mais um motivo para que você se vacine, a vacina vai permitir o retorno das normalidades da vida. Usar máscara e tomar a vacina é sua responsabilidade como cidadão patriota, então eu peço a todos os americanos que sigam as orientações, tomem vacina, é grátis”. 

Os EUA liberaram a vacinação para todos os adultos. Estão disponíveis as vacinas Pfizer, Moderna, aplicadas em duas doses, e a Johnson & Johnson com dose única, todas produzidas no próprio país.

Alagoas Sem Fake

Com foco no combate à desinformação, a editoria Alagoas Sem Fake verifica, todos os dias, mensagens e conteúdos compartilhados, principalmente em redes sociais, sobre assuntos relacionados ao novo coronavírus em Alagoas. O cidadão poderá enviar mensagens, vídeos ou áudios a serem checados por meio do WhatsApp, no número: (82) 98161-5890. Clique aqui para enviar agora.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..