Também conhecida como luz visível, a luz azul está em toda a parte, principalmente em itens do nosso cotidiano, como telas de celular, tablet e computador, além de lâmpadas fluorescentes.
Cada vez mais expostos a essas fontes, e por muitas horas seguidas, passamos a sentir muito mais os efeitos da luz azul-violeta, que não é filtrada pelos olhos e atinge partes como a retina, por exemplo.
E, toda essa exposição pode causar diversos problemas de visão, que vão desde fadiga ocular e visão embaçada até lesões mais sérias na córnea e no cristalino – que pode causar catarata e degeneração macular.
Não à toa, os óculos com esse filtro vêm se tornando cada vez mais populares. Disponível desde 2013 no Brasil, esse tipo de lente é recomendado principalmente para quem necessita passar muito tempo diante das telas. Mas pode ser utilizada, inclusive, por quem não tem problemas de visão, já que há opções sem grau desses óculos.
Os óculos com filtro de luz azul atuam absorvendo a luz azul-violeta, ou seja, permitindo que apenas a luz benéfica chegue aos olhos. Isso, além de melhorar o bem-estar visual, diminuir a sensação de cansaço dos olhos, reduzir dores de cabeça oriundas de problemas de visão, promover boas noites de sono e prevenir, a longo prazo, a saúde da retina.
Isso significa que, quem escolhe óculos de grau com lente contra luz azul vai encontrar mais conforto nas atividades do dia a dia, além de garantir uma boa saúde ocular no futuro. Até porque, muito mais do que uma armação cheia de estilo, quem necessita desse acessório no dia a dia deve prezar pela sua qualidade e funcionalidade.