Advogados e lideranças LGBTQI+ entregarão nessa terça-feira (20), uma representação ao Procurador Geral de Justiça de Alagoas, Márcio Roberto, contra o pastor José Olímpio, líder religioso da Assembleia de Deus em Alagoas, que disse que orava pela morte do ator Paulo Gustavo.

"Esse é o ator Paulo Gustavo que alguns estão pedindo oração e reza. E você vai orar ou rezar? Eu oro para que o dono dele o leve para junto de si”, publicou o pastor em suas redes sociais nesta semana. Após a repercussão negativa, José Olímpio apagou a publicação.

O GGAL e outras instituições como a Aliança Nacional LGBT, o Grupo Gay da Bahia e a Rebraca (Rede Brasileira de Casas de Acolhimento para pessoas LGBTIs) publicaram uma carta de repúdio, e alertaram para a urgência de que crimes como estes, motivados por homofobia, sejam enquadrados na tipificação da LGBTfobia, na lei de combate ao racismo, e que punições mais rigorosas sejam tomadas contra condutas homofóbicas e atos discriminatórios.

Pastor pede perdão

Em nota divulgada nesta segunda-feira (19), o pastor pede desculpa e afirma que não teve intenção de ferir, ofender ou machucar, o ator Paulo Gustavo. 

"Primeiro, quero pedir desculpas, pois pedido de desculpa deve ocorrer quando se comete um ato falho sem a intenção de ofender ao atingido. Por isto, em primeiro lugar, peço desculpas, pois, quem me conhece, sabe que do meu íntimo jamais eu ofenderia propositalmente alguém. Estou dessa idade e, por aonde passei, fui construindo amigos e servindo a quem precisa com o que está ao meu alcance. Para saber quem é a pessoa deve-se buscar a começar na família, na vizinhança onde se criou e viveu e na igreja onde é membro. Se forem procurar falhas e imperfeições em mim, vão encontrar muitas, mas, malignas intenções, creio que não encontrarão. Considerando esse preâmbulo, peço DESCULPA, pois nunca foi intenção do meu coração ferir, ofender ou machucar a nenhum dos ofendidos (que são aos milhares), a começar do ator Paulo Gustavo, que foi atingido diretamente, passando por seus familiares, amigos, admiradores e muitos fãs, pois o mesmo é uma pessoa querida no mundo artístico", diz.