Fake: Vídeo com discussão entre jornalista e ex-prefeita é anterior à pandemia

15/04/2021 12:50 - Oxi... Isso é Fake!
Por Redação*
Image

Circula nas redes sociais um vídeo que mostra uma discussão entre o jornalista Roberto Cabrini e uma mulher. O texto que tem sido compartilhado junto à filmagem afirma que a mulher seria a prefeita de Macapá e a reportagem trataria do superfaturamento em compras relacionadas à Covid-19. O vídeo é de uma reportagem realizada antes da pandemia, portanto o conteúdo compartilhado é falso. 

De acordo com a checagem de faots,a reportagem foi realizada em 2015 e abordou uma investigação sobre fraudes em compras de merenda escolar na cidade de São Cristóvão, em Sergipe. 

“Roberto Cabrini desembarca em Macapá pra fazer uma reportagem sobre o superfaturamento de 5000% em cima dos kits de Covid-19, olha a reação da prefeita do DEM”, afirma o texto que acompanha o vídeo. “Renanzinho sua vez vai chegar”, diz ainda uma outra mensagem.

As imagens mostram uma discussão ocorrida entre o jornalista Roberto Cabrini e Rivanda Batalha, ex-prefeita do município de São Cristóvão, em Sergipe, em junho de 2015, e aconteceu no estúdio de uma rádio local . A situação aconteceu após uma reportagem, exibida no SBT,  denunciar fraudes no processo de licitação para a compra de merenda escolar.

Outra informação falsa é a de que o Macapá teria uma prefeita filiada ao DEM. Desde 1º de janeiro o executivo municipal é comandado por Antônio Furlan (PTB), sucessor de Clécio Luís, que em 2020 estava filiado à REDE. 

Alagoas Sem Fake

Com foco no combate à desinformação, a editoria Alagoas Sem Fake verifica, todos os dias, mensagens e conteúdos compartilhados, principalmente em redes sociais, sobre assuntos relacionados ao novo coronavírus em Alagoas. O cidadão poderá enviar mensagens, vídeos ou áudios a serem checados por meio do WhatsApp, no número: (82) 98161-5890. Clique aqui  para enviar agora.

*Com Agência Alagoas 

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..