Na manhã desta quarta-feira, 14, os agentes de saúde e endemias do município de Chã Preta, no Vale do Paraíba, se reuniram no plenário da Câmara, a fim de pedir apoio aos vereadores para que possam receber o Adicional de Insalubridade. Segundo um dos agentes desde janeiro a categoria vem tentando um acordo com a gestão do prefeito Maurício Holanda (MDB), mas sem lograr êxito. 

“O gestor municipal insisti que o percentual de 20% de adicional deve ser pago sobre o valor do salário mínimo vigente,  enquanto que a nossa categoria solicita tal pagamento baseado nos vencimentos percebidos pelos agentes, ou seja, de acordo com o salário base de cada um”, comentou um manifestante.  

A insatisfação da categoria é generalizada, vez que segundo alguns desde que assumiu a Prefeitura, o prefeito Maurício Holanda não tem demonstrado interesse na resolução do pleito apresentado pelos servidores. 

adicional de insalubridade é um benefício determinado pela CLT e pago ao trabalhador nos casos de atividades que representem risco à sua saúde. O valor, contudo, é determinado de acordo com o nível do perigo.