Após receber uma quantidade insuficiente de imunizantes, Alagoas inicia vacinação contra H1N1

10/04/2021 10:36 - Saúde
Por Redação*
Image

Com uma quantidade insuficiente de doses enviadas Ministério da Saúde (MS) para imunizar todos indivíduos dos grupos prioritários contra o vírus da Influenza (H1N1), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) inicia, no final deste mês, a campanha de vacinação para apenas uma parcela da população.

A campanha de vacinação contra o vírus busca imunizar 90% do público alvo que, este ano, são os idosos (a partir de 60 anos), puérperas, crianças entre seis meses e menores de seis anos de idade, povos indígenas, trabalhadores da saúde, professores, portadores de doenças crônicas e pessoas com deficiência. 

Também integram o grupo, as forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

De acordo com o Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL), órgão ligado à Sesau, para proteger o público alvo da primeira etapa da campanha, Alagoas necessita de 400 mil doses dos imunizantes. No entanto, o Estado recebeu do Ministério da Saúde apenas 120 mil doses referentes à primeira parcela da primeira etapa.

Em comunicado, o próprio Ministério da Saúde dispõe em seu site oficial que a vacinação contra a Influenza será feita de forma escalonada, com os grupos prioritários sendo distribuídos em três etapas. Segundo o Ministério, os municípios terão autonomia para definir as datas de mobilização (Dia D), conforme a realidade de cada região.

Covid-19 e Influenza 

Tendo em vista que a imunização contra a Covid-19 avança no país, o Ministério da Saúde recomenda que seja respeitado um intervalo mínimo de 14 dias entre a aplicação das doses da Influenza e da Covid-19.

*com Agência Alagoas

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..