Os Desafios para Organizar a Rede de Atenção à Saúde e ampliar o acesso da Atenção Especializada - PMAE/Programa Agora Tem Especialistas foram o tema da mesa moderada pela assessora técnica do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL), Mirna Vaz, no XXXIV Congresso Estadual das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul.

Segundo Mirna, a organização da Rede de Atenção à Saúde (RAS) e a ampliação do acesso à Atenção Especializada representam desafios estratégicos para a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). Vale destacar que o aumento da demanda por consultas, exames e procedimentos de média e alta complexidade, somado às desigualdades regionais na oferta de serviços, impõe aos gestores municipais e estadual a necessidade de planejamento integrado e de adoção de estratégias inovadoras.

“Na oportunidade foram discutidos os desafios para organização da Rede de Atenção à Saúde (RAS), partindo da Atenção Primária como ordenadora do cuidado com vistas ao programa Agora tem Especialistas, que traz uma mudança de paradigma na perspectiva da continuidade do cuidado”, afirmou Mirna, acrescentando que o Estado do Rio Grande do Sul vem desenvolvendo um trabalho conjunto entre Atenção Especializada e Regulação, por meio de um sistema próprio.

“Já possuem as filas de espera dos municípios para consultas, exames e cirurgias, o que vem facilitando a organização da Oferta de Cuidado Integrado – OCIS”, destacou. Foram debatidos dentre os tópicos a integração e regionalização da rede assistencial, expansão e qualificação da oferta de serviços especializados; fortalecimento da regulação e do monitoramento para reduzir filas e tempos de espera; e a articulação entre Atenção Primária e Especializada.

De acordo com Mirna o painel em questão teve como objetivo ainda apresentar experiências, estratégias e resultados que evidenciam como o PMAE/Agora Tem Especialistas pode transformar o acesso à saúde, tornando a rede mais eficiente, equitativa e orientada para as necessidades da população.