A partir de agora, os pacientes acometidos pelo coronavírus que permanecem com sequelas da doença podem obter tratamento completo no Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA). Nesta terça-feira (6), foi inaugurado o Ambulatório Pós-Covid-19 na capital.

Os atendimentos serão realizados através de encaminhamento médico e agendados pela Central de Regulação do Estado. A unidade atenderá pacientes de toda a Rede Pública de Saúde Estadual.

Aldo Calaça, médico neurologista, integra essa equipe de especialistas do ambulatório e explica o objetivo da nova unidade. “A Covid-19 é uma doença sistêmica, que não atinge apenas o sistema respiratório, mas, diversos outros órgãos. Entre eles está o sistema nervoso central e, por isso, se faz extremamente necessário a avaliação neurológica”, destaca.

Ao disponibilizar especialistas renomados em neurologista, infectologista e hematologista, o serviço realiza o acompanhamento e tratamento desses pacientes com sequelas de forma específica, entregando um atendimento adequado.

“Um dos nossos objetivos é garantir o acesso da população aos serviços de saúde, mas, além do acesso, garantir que o atendimento seja de qualidade e com integralidade da assistência”, ressaltou Marcos Ramalho, diretor do Hospital Metropolitano de Alagoas e secretário executivo de Ações de Saúde.

 

*com Agência Alagoas