Eleição para presidência da OAB poderá ser on-line

07/04/2021 10:41 - Voney Malta
Por redação
Image

Alguns pré-candidatos ao comando das seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil nos estados defendem a adoção de votação on-line nas eleiçoes deste ano.

Em São Paulo, por exemplo, o grupo de apoiadores da advogada Dora Cavalcanti vai lançar um movimento - e tenta o apoio da OAB local - para que o voto a distância seja implantado.

A preocupação é que literalmente ninguém tem como prever, advinhar, comprovar ou saber como estará a pandemia em novembro, mês onde geralmente ocorre a eleição nos estados.

A questão da votação on-line já foi debatida no ano passado no âmbito do Conselho Federal da OAB, em Brasília, inclusive abrindo possibilidade para que estados participem de um projeto piloto.

De acordo com Nivaldo Barbosa, presidente da OAB-AL, uma comissão nacional foi criada mas ainda não apresentou uma ferramenta eficiente e segura que garanta segurança digital da votação on-line.

Para ele, "a votação on-line será experimentada em alguns estados, mas é difícil implantar para todo o país porque ainda não há garantia da autonomia e do sigilo do voto, bem como da infalibilidade do sistema, mas acredito que essa é a tendência para as eleições seguintes"  

EM TEMPO - No caso de Alagoas, até o início de outubro a OAB define a data exata do pleito que será realizado, como sempre, em novembro.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..