Cerca de 90 jabutis que estavam sob cuidados do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) em Alagoas, foram soltos nesta quinta-feira (25) em região de Caatinga, bioma nativo da espécie jabuti-piranga (Chelonoidis carbonária). Os jabutis são animais costumeiramente presentes em casas do Agreste e Sertão, no entanto em estado de criação ilegal, na maioria dos casos.
O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) alerta que não é proibido a criação do réptil, desde que adquirido em um criadouro legalizado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
“Aqui em Alagoas não tem criadouro comercial legalizado de jabutis, portanto quem quiser criar um deve buscar importação por outro estado. A documentação que acompanha a compra garante o respaldo da legalidade”, afirma Ana Cecília, veterinária do IMA alocada no Cetas.
Ela também relata que a maioria dos jabutis que chegam ao Cetas em Alagoas são por entrega voluntária. “As pessoas terminam sabendo que não se pode criar sem a documentação necessária e entregam voluntariamente ao Cetas, com medo de serem autuados em operações de fiscalização ambiental”, conclui.
*com Ascom IMA