O governador Renan Filho sancionou, na manhã desta sexta-feira (26), o projeto de lei que autoriza o Estado de Alagoas a comprar vacinas contra a Covid-19. De acordo com Renan, a expectativa é que em abril, Alagoas receba a vacina Sputnik.

O PL foi aprovado na Assembleia Legislativa na última terça-feira (23). De acordo com Renan, assinar o contrato com o fundo soberano Russo foi importante para avançar a vacinação em Alagoas.

"A expectativa é que em abril recebamos as vacinas para potencializar a vacinação do povo alagoano”, destacou Renan.

O governador também informou que hoje, às 16h, terá uma reunião com o novo ministro da saúde. “Vou colocar na reunião o que tenho dito nos últimos dias. Que é fundamental que o ministro tenha autonomia para fazer valer as premissas do SUS e os preceitos constitucionais que estabelecem a competência paralela com Estados, Municípios e União”, disse.

Renan ainda informou que precisou fazer um veto no projeto de lei da compra das vacinas, porque existia uma limitação no remanejamento de verbas. 

“Para compar as vacinas, seria necessário cumprir o limite de remanejamento estabelecido na lei orçamentária. No entanto, esse ponto não seria possível pelo fato do Governo não ter previsto a necessidade de compra de vacinas com verba própria", comentou.

Por fim, o governador disse que os gastos na compra da vacina giram em torno de 21 milhões de dólares.