Após uma relação relação de endereços divulgada nas redes sociais, afirmando que imóveis em bairros de Maceió estariam sendo recusados por seguradoras e, por consequência, a Caixa Econômica Federal estaria suspendendo os financiamentos dos referidos imóveis,  o coordenador do Gabinete de Gestão Integrada para a Adoção de Medidas de Enfrentamento aos Impactos do Afundamento dos Bairros (GGI dos Bairros), Ronnie Mota, cobrou providências à Superintendência da Caixa Econômica Federal de Alagoas sobre a lista.

A relação começou a circular nesta quinta-feira (25) em grupos de Whatsapp, e é verídica, segundo a própria Caixa.

De acordo com as mensagens de texto encaminhadas pelas redes sociais com a relação de endereços, a decisão de suspender os financiamentos e apólices de seguro dessa lista, que possui 23 páginas, teria relação com a Braskem. A companhia foi apontada pelo Serviço Geológico Brasileiro (CPRM) como sendo a causadora dos problemas de afundamento dos bairros devido a extração indiscriminada de sal-gema.

Para oRonnie Mota, o documento causa inúmeros prejuízos ao município, uma vez que o problema ligado à mineradora não iria afetar somente os bairros atingidos, mas diversas áreas de Maceió.

"A comprovação está aí. Esses endereços fora do mapa de criticidade causam impactos diretos em toda a estrutura municipal, como mobilidade urbana, habitação, saneamento, rede elétrica, coleta de lixo, com um impacto muito grande para Maceió. É mais uma vez a Braskem causando prejuízos ao município, e isso tem que ser discutido para que a mineradora venha atuar para minimizar, recuperar e reparar esses danos tanto a população quanto ao município”, pontua.

O problema de afundamento do solo está restrito, atualmente, aos bairros de Pinheiro, Bebedouro, Mutange, Bom Parto e parte do Farol. Apesar disso, a Caixa Econômica incluiu na lista muitos outros endereços que não apresentam nenhum tipo de problema associado ao afundamento do solo.

Na tarde desta quinta-feira (25), Ronnie Mota conversou por telefone com o superintendente da Caixa Econômica em Alagoas, Sander Farias, e uma reunião foi marcada para esta sexta-feira (26). Mota disse ainda que o superintendente confirmou a veracidade da lista, que teria sido divulgada por e-mail por um funcionário do banco.

“Eu recebi até o e-mail. Ele foi direcionado para mais de 300 endereços de uma única vez e ainda com orientações para as negativas de financiamento e de apólices”, concluiu.

 

*Com Assessoria