A Prefeitura de Limoeiro de Anadia publicou nesta sexta-feira (19), no Diário Oficial dos Municípios Alagoanos, um decreto com medidas restritivas para o combate a propagação da Covid-19 no município. Por meio de suas redes sociais, o prefeito Marlan Ferreira também esclareceu as dúvidas da população sobre o início das aulas na rede municipal de ensino, na próxima segunda-feira (22).

Limoeiro de Anadia está na Fase Vermelha de distanciamento social controlado, assim como toda Alagoas, conforme o decreto do Governo do Estado. Estão liberados os serviços essenciais, restaurantes e lanchonetes só para entrega, ou na modalidade “pague e leve”.

Templos religiosos e academias estão liberados com 30% de sua capacidade. Nas academias está proibida a entrada de pessoas acima de 60 anos que possuam comorbidade e funcionamento nos sábados e domingos. Salões de beleza podem operar com 50% da capacidade e também devem fechar no fim de semana.

O decreto municipal (Nº 07/2021) autoriza o funcionamento de estabelecimentos médicos em geral; farmácias; distribuição e revenda de gás e água; distribuidores de energia elétrica; segurança privada; postos de combustíveis; funerárias, clínicas veterinárias; lojas de produtos para animais e plantas; estabelecimentos bancários e casas lotéricas; oficinas mecânicas; papelarias, livrarias e bancas de revista. Lojas de material de construção, aviamentos e tecidos estão liberadas, mas com funcionamento vedado aos sábados e domingos;

Retorno das aulas presenciais

As aulas presenciais da rede municipal de ensino retornam, na modalidade hibrida, a partir da próxima segunda-feira (22), apenas para os estudantes do 5º e 9º ano do ensino fundamental. No total, são 772 alunos nessas duas séries.

Em vídeo divulgado em suas redes sociais, o prefeito de Limoeiro de Anadia, Marlan Ferreira, ressaltou a importância do retorno das aulas e disse que todas as medidas sanitárias e de distanciamento estão sendo seguidas de forma rigorosa, tanto para os professores, quanto para os alunos. Ele esclareceu também que as salas terão 50% da capacidade e os alunos farão revezamento, cada etapa terá a presença de 386 estudantes, com cerca de 12 a 15 alunos por sala, conforme previsto no Plano Municipal de Retorno as Aulas.

Em relação aos transportes dos alunos, o prefeito destacou que seriam necessários 13 ônibus para o transporte dos estudantes. Entretanto, mediante a situação de pandemia serão disponibilizados 27 ônibus e três vans, ou seja, 30 veículos para o transporte dos 386 alunos de cada etapa do revezamento.

“Quero reafirmar minha preocupação com a pandemia que estamos enfrentando. Porém, não posso ficar de braços cruzados à espera do fim da mesma. Tenho responsabilidade com o destino do nosso município, principalmente com a educação de nossos alunos. Nossa prioridade absoluta”, reforçou o prefeito Marlan Ferreira.