A Prefeitura Municipal de Traipu, através da Secretaria de saúde recebe nesta quarta-feira, a Unidade Móvel de Coleta Externa do Hemocentro de Alagoas (Hemoal), para uma campanha de coleta de sangue com a população ribeirinha, o evento aconteceu entre às 8h00 da manhã e às 17h00.

Toda a estrutura foi montada na Avenida Beira Rio e conta com quatorze profissionais da área, uma médica, uma enfermeira, além assistente social e técnicos.

Segundo o supervisor da segunda macrorregião do Hemoal, Gerson Alberto, unidade externa do órgão, tem potencial para coletar sangue de setenta doadores, mas a média atingida nas últimas campanhas é de cinquenta doações por dia e que tem motivado esse tipo de ação é a baixa no estoque de sangue, principalmente das tipagens negativas que está quase no zero e das tipagens positivas que está com estoque crítico, bem abaixo da média desejável, que é de vinte e cinco (25) bolsas, para cada tipo sanguíneo.

O município ficou responsável por toda logística necessária para o bom desempenho do processo, com a doação de tendas, alimentação, além da divulgação em carro de som e internet, com o intuito de mobilizar toda a sociedade, além de outros meios necessários para o bom desempenho da campanha.

Todo o sangue coletado, passou por uma triagem através de uma série de exames, para só então ser encaminhado para os hospitais de traumas e hospitais clínicos de todo estado de Alagoas.

O objetivo da equipe da segunda macrorregião do Hemoal é coletar sangue em quarenta e seis municípios até o final de julho, até agora já foram feitas coletas em quatro municípios, sendo que Traipu é o quinto, dessa campanha que começou no último dia 08 em Feira Grande.

O Secretario municipal de saúde e médico traipuense, Humberto Palmeira, esteve no local, supervisionando todo o trabalho.

Para o prefeito Lucas Santos (MDB) e equipe, ser doador é mais que um ato de cidadania, porque a nobre iniciativa pode ajudar a salvar várias vidas.