Diante da alta dos preços da gasolina, do diesel, do etano e do gás de cozinha, o deputado federal Marx Beltrão (PSD) está coletando assinaturas no Congresso Nacional para a criação da Frente Parlamentar pela Redução dos Preços dos Combustíveis. O requerimento de criação da Frente é de autoria de Marx, e para criar a Frente são necessárias assinaturas de 198 parlamentares. O próprio Beltrão está se esforçando pessoalmente para obter o apoio de deputados e senadores dos mais diversos partidos para a criação do grupo.

“Estamos sim na luta para a criação da Frente Parlamentar pela Redução dos Preços dos Combustíveis. O objetivo é somar forças com deputados e senadores e reunir um grupo suprapartidário para proteger o consumidor brasileiro e derrubar os preços da gasolina, do etanol, do diesel e do gás de cozinha. É fundamental buscarmos mudanças na política de preços, debater e propor soluções para o setor. O consumidor não suporta mais tantos aumentos. Estes reajustes em escala vão aos poucos inviabilizando a vida da população” disse Marx Beltrão nesta quarta-feira (10).

Uma Frente Parlamentar é a associação de deputados e senadores, de caráter suprapartidário, destinada a promover, em conjunto com representantes da sociedade civil e de órgãos públicos afins, a discussão e o aprimoramento da legislação e de políticas públicas. No caso da frente proposta por Marx, a meta é reduzir o preço dos combustíveis. Para que seja constituída, a Frente Parlamentar deve registrar um requerimento, contendo a composição de pelo menos um terço de membros do Poder Legislativo; a indicação do nome da Frente Parlamentar; e um representante responsável por prestar as informações, que no caso será o deputado federal alagoano.

“É fundamental diante deste quadro ampliar a fiscalização e promover a proteção do consumidor brasileiro diante dos constantes aumentos nos preços dos combustíveis registrados no Brasil nos últimos meses, em especial no ano de 2021. Também é vital dialogar com o mercado, com o Poder Executivo Federal, com a Petrobras e com os demais atores do sistema de distribuição e comercialização de combustíveis no Brasil a fim de se coibir esta escalada aviltante nos preços. Este Congresso Nacional pode, e deve, ser um dos interlocutores neste diálogo em defesa sobretudo do cidadão” afirma o requerimento de criação da frente articulada por Marx Beltrão.