Em carta, governadores afirmam que Bolsonaro publicou informações distorcidas sobre repasses aos Estados

01/03/2021 09:06 - Coluna Labafero
Por redação
Image

Renan Filho também endossou e assinou a carta divulgada por 16 governadores contra as informações publicadas pelo presidente Jair Bolsonaro sobre os repasses feitos aos estados em 2020 para área de saúde, principalmente para o combate da Covid-19. 

Os governadores prestaram suas preocupações com uso de canais oficiais do Governo Federal para a divulgação de informações, visando tendenciar a população e atacar os governos locais.

“Em meio a uma pandemia talvez de proporção inédita na história, a agravada por uma contundente crise econômica e social, o Governo Federal parece priorizar a criação de confrontos, a construção de imagens maniqueístas e o enfraquecimento da cooperação federativa essencial aos interesses da população”, diz trecho da carta. 

Na conta simplificada que retirou do Portal da Transparência, Localiza SUS e Senado Federal, Bolsonaro citou valores diretos (saúde e outros), indiretos (suspensão e renegociação de dívidas) e colocou à parte o valor do auxílio emergencial. A postagem ocorre em um momento em que o governo federal é cobrado a voltar a financiar leitos de UTI (unidade de terapia intensiva) destinados a pacientes com covid-1.

De acordo com os governadores, os dados são distorcidos porque englobam repasses obrigatórios pela Constituição Federal, que estão previstos pelo pacto federativo.

“Situação absurda similar seria se cada governador publicasse valores do ICMS e IPVA pertencentes a cada cidade, tratando-os como uma aplicação de recursos nos municípios a critério de decisão individual”, criticam os governadores. 

A postagem do presidente ocorreu depois que foi cobrado a retornar o financiamento dos leitos de UTI.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..