Com ocupação de leitos de UTI considerada moderada, Renan Filho pede colaboração dos alagoanos

27/02/2021 11:26 - Saúde
Por Mara Santos*
Image

Alagoas tem 848 leitos, entre clínicos, de UTI adulto e pediátrica e intermediários, destinados a pacientes com Covid-19. Destes, 468 estão ocupados, o equivalente a 55% do total. Diversos hospitais do estado estão com algum tipo de leito destinado a Covid-19 com 100% de ocupação. E o percentual de leitos de UTI ocupados no estado, 65%, é considerado moderado, ou seja, próximo de alto.

Na manhã deste sábado (27), o governador Renan Filho demonstrou preocupação com o aumento de ocupação de leitos que ocorre em todo o país. Nas redes sociais, ele compartilhou o mapa da capacidade de leitos de todo o Brasil e pediu que os alagoanos colaborem, mantendo os protocolos e cuidados necessários para evita a propagação do vírus.

“Estamos no momento melhor que a média nacional. Mas aproveito esse post para pedir a colaboração de todos com as medidas de distanciamento social, de uso de máscara e de higiene pessoal, especialmente lavar as mãos ou usar álcool em gel”, postou o governador

Em relação aos leitos de UTI para infectados com Covid, Alagoas tem 258 leitos, e 71% deles, 182, estão ocupados, conforme a última atualização da Secretária de Saúde (Sesau), divulgada nesta sexta-feira (26), o que é mais do que o divulgado no mapa. Dos 258, 142 estão em Maceió, atualmente com 100 ocupados (67%). No interior são 109 e 82 estão em uso, 75%.

De acordo com a Sesau, a Santa Casa de São Miguel dos Campos, no interior do estado, está com ocupação total de leitos de UTI e clínicos. Também no interior, o Hospital Santa Rita, em Palmeira dos Índios, tem ocupação de 100% dos leitos clínicos e 83% dos de UTI.

No Sertão, o Hospital Clodolfo Rodrigues está com uma taxa de 90% de ocupação, tanto dos leitos clínicos quanto os de UTI.

Em Maceió, o Hospital Dr. Hélio Auto (HDT) está com ocupação de 100% dos leitos de UTI ocupados. O Hospital Geral do Estado tem o mesmo percentual em relação aos leitos intermediários.

As Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Benedito Bentes e da cidade de Viçosa estão com todos os leitos clínicos ocupados.

Em seu post nas redes sociais, Renan Filho salientou que as vacinas são ainda insuficientes, mas devem chegar ao estado lotes em maior quantidade nos próximos meses. O governador contou que irá a Brasília, na próxima terça-feira (2 de Março) para assumir o compromisso de vacinar toda a população alagoana e acelerar a imunização das pessoas do grupos de risco. 

Sobre a determinação de medidas mais duras, Renan Filho afirmou que “se mesmo com todos os apelos, o contágio e consequentemente as internações hospitalares continuarem a crescer, teremos que tomar novas medidas para proteger a vida de nossa gente”, frisou.


 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..