Prefeitura de Coruripe promove formação para diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos

18/02/2021 18:14 - Interior
Por Assessoria
Image

A Prefeitura de Coruripe vem realizando uma série de formações pedagógicas para diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos das escolas municipais. Promovidas pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), as capacitações têm o objetivo de fortalecer os vínculos, desenvolver novas competências e preparar os profissionais para o retorno gradativo das aulas nas escolas municipais.

A rodada de atividades começou com uma formação sobre liderança com foco na gestão de pessoas e na retomada das aulas de maneira híbrida, realizada pelo Instituto Alfa e Beto na semana passada. As capacitações seguem nesta quinta-feira (18) e sexta (19), com a capacitação realizada pela editora Espiral e Instituto Invar, onde estão sendo abordados temas como: Mecanismo e metodologias para uma gestão pedagógica da escola; O papel do Coordenador pedagógico: reflexão sobre a identidade do fazer pedagógico; e Liderança e condução de grupos.

“É necessário o gestor ter uma visão ampla, enxergar os detalhes da escola, da merenda, as relações interpessoais para que assim ele consiga minimizar os conflitos e faça uma gestão voltada para os resultados”, destacou o professor palestrante, Thiago Lima.

De acordo com a gerente administrativa e pedagógica da Semed, Fabiana Rocha, a Secretaria vem realizando este trabalho com foco no ano letivo de 2021, preparando toda a equipe para este momento de retomada nas aulas.

“A Semed está trabalhando com muita seriedade o plano de retomada das aulas para o ano letivo de 2021, que acontecerá no primeiro momento de forma remota, passando para o ensino híbrido e depois presencial, seguindo à risca as recomendações dos decretos municipal, estadual e da Organização Mundial de Saúde (OMS) em relação às normas de prevenção do novo coronavírus. As formações pedagógicas são momentos de aprendizagem e fortalecimento de vínculos entre os profissionais, e irão agregar muito valor nessa retomada”, explicou a

A Secretaria de Educação criou uma Comissão que está visitando todas as escolas municipais a título de avaliar o plano individual de retomada de cada uma. O plano foi desenvolvido por cada escola trabalhando suas particularidades, porém segue as diretrizes da Semed com base nas orientações dos órgãos de saúde pública.

A gestora Erilane Matias, da Escola Municipal Cláudio Daniel, ressalta a importância das capacitações no fortalecimento da retomada segura das aulas.

“Estão sendo muito importantes as vivências que essas capacitações estão nos proporcionando, pois estamos sendo preparados para enfrentar novos desafios nesse ano letivo atípico”, disse a gestora.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..