Marx Beltrão comemora aprovação de projeto que pune “fura fila” da vacina contra Covid-19

18/02/2021 16:12 - Interior
Por Assessoria
Image

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 25/21, que tipifica os crimes de infração de plano de imunização; peculato de vacinas, bens medicinais ou terapêuticos; e corrupção em plano de imunização. O objetivo é coibir a prática de furar a fila de vacinação contra o novo coronavírus e outros desvios. A matéria segue para análise do Senado.

Nesta quinta-feira (18), o deputado federal Marx Beltrão voltou a se manifestar em favor da proposta. “Não dá pra pegar leve com quem fura a fila da vacinação! Só, minha gente, que foram mais de 3 mil denúncias no país em três semanas. Aprovamos na Câmara o PL 25/2021, que prevê os crimes de infração de plano de imunização, peculato de vacinas e corrupção em plano de imunização, com até três anos de cadeia e multa. O texto seguiu para o Senado. É muito importante conscientizar a todos, sobretudo, ter respeito pela vez do outro” afirmou deputado.

A infração de ordem de prioridade de vacinação, também caracterizada como afronta à operacionalização de plano de imunização, pode resultar em pena de reclusão de um a três anos, e multa. A pena é aumentada de um terço se o agente falsifica atestado, declaração, certidão ou qualquer documento.

Além disso, a proposta dobra a pena de expor a vida ou saúde de alguém a perigo no caso de simulação ou aplicação fraudulenta de vacina. Com isso, a pena passa de detenção de três meses a um ano para detenção de seis meses a dois anos.

 

Denúncias

A Ouvidoria Nacional do Ministério Público informou que recebeu 1.065 denúncias sobre casos de fura-fila na vacinação contra covid-19 em todo o país. Há duas semanas, o órgão passou a receber denúncias sobre pessoas que foram imunizadas e não estavam na categoria de prioritários do programa de vacinação.  

Segundo o balanço mais recente divulgado pela ouvidoria, foram recebidas 824 denúncias pelas redes sociais WhatsApp, Instagram e Facebook, 137 por formulário eletrônico e 104 por e-mail. Após receber as denúncias, as reclamações são encaminhadas para uma unidade do Ministério Público para que as providências legais sejam tomadas.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..