A Prefeitura de Maceió vai atuar de forma efetiva na fiscalização durante o período de carnaval na cidade. Devido à situação de pandemia do novo coronavírus, uma força-tarefa foi criada com intuito de impedir a realização de desfile de blocos e festas clandestinas, que gerem aglomeração de qualquer natureza durante o período.
O Município irá fazer valer as regras sanitárias com a possibilidade de aplicar penalidades para quem for flagrado descumprindo as diretrizes. Festas privadas estão autorizadas por decreto governamental, mas também serão fiscalizadas. Há uma série de medidas previstas para evitar o contágio pelo novo coronavírus e os organizadores devem implementá-las para que não corram o risco de serem penalizados, até com o fechamento do estabelecimento por tempo indeterminado.
Na tarde desta segunda-feira (8), o GT se reuniu para discutir a logística e definir algumas ações que poderão ser adotadas no período. Uma delas já está programada para a próxima sexta-feira (12). Equipes farão uma grande blitz, a partir das 20h, percorrendo vários pontos da cidade. O objetivo é monitorar a movimentação e fazer abordagens educativas visando à conscientização de que o momento não permite grandes festas com aglomerações.
A força-tarefa também monitora a organização de blocos de carnaval e festas clandestinas em diversos bairros da capital. Estes eventos não estão autorizados e, se acontecerem, serão alvos de fiscalização. A Prefeitura de Maceió vai se reunir na próxima quarta-feira (10) com o Comando de Policiamento da Capital (CPC), da Polícia Militar, para pedir o apoio necessário nas intervenções. Além disso, pretende acionar o Ministério Público para atuação em parceria.
Nos quatro dias destinados ao carnaval, o GT estará nas ruas com abordagens e atividades direcionadas para garantir que as medidas de combate à Covid-19 sejam respeitadas. Blitze culturais e sociais, com a FMAC e a Semas, estão sendo planejadas para reforçar o apelo. A população poderá ajudar a denunciar possíveis irregularidades por meio de um telefone a ser disponibilizado pela Prefeitura de Maceió.
O prefeito JHC vai assinar, esta semana, um decreto com as regras do Município a serem seguidas ao longo deste período. Medidas duras estão previstas para quem descumprir as normas. O infrator poderá, inclusive, ser denunciado pela Procuradoria Geral do Município e responder pelo crime contra a saúde pública.