Durante uma reunião entre representantes do Sindicato dos Taxistas do Estado de Alagoas (SINTAXI/AL) e o  superintendente municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), André Costa, as entidades discutiram algumas pontos da categoria em Maceió. 

Entre os assuntos, a regulamentação do serviço de táxi lotação foi debatido, além do combate ao transporte clandestino de passageiros. De acordo com o Sintax, o projeto de lei sobre a lotação na capital encontra-se na Câmara dos Vereadores de Maceió.

Atualmente, três mil táxis operam em Maceió, desses 20% são motoristas auxiliares credenciados para dirigir os veículos dos permissionários.

Durante a reunião, o Superintendente da SMTT, André Costa, destacou a importância do Conselho Municipal de Trânsito com reuniões periódicas acompanhadas pelo órgão de trânsito municipal. “Pensar a mobilidade urbana do município parte de uma visão sistêmica do transporte coletivo, essa é a nossa forma de gerir o órgão. Com a participação dos diversos segmentos que prestam os serviços aos usuários. O cidadão é o principal destinatário das nossas ações”, afirmou o gestor.

 O presidente do Sindicato, Ubiraci Correia de Lima, ressaltou o interesse que o segmento tem na regularização de alternativas viáveis para que os trabalhadores atuem; a citar o serviço de táxi lotação. Para isso, reconhece a importância da elaboração de normas para que sejam cumpridas por ambas as partes.

 Ressaltou ainda, o papel do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte. “Eu tenho certeza que essas reuniões que não vinham acontecendo, e a gente viu esse volume de problemas que vão desembocar no novo superintendente. Foi, exatamente, por falta de convocar o conselho para tratar sobre o transporte público de Maceió”, disse.

*Com assessoria.