PR: ônibus com 55 pessoas tomba e deixa mais de uma dezena de mortos

25/01/2021 15:06 - Brasil/Mundo
Por Uol*
Image

Um ônibus com 55 ocupantes tombou na manhã de hoje na BR 376 em Guaratuba, no litoral do Paraná. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros do Paraná, 19 mortes foram confirmadas até o momento.

Mais cedo, a corporação havia informado 21 óbitos no acidente, mas corrigiu a informação no início da tarde. O motivo da alteração não foi informado.

No último balanço do acidente divulgado pelos Bombeiros, por volta das 14h10, consta:

• 19 óbitos

• 7 vítimas graves

• 6 vítimas moderadas

• 20 vítimas leves

Todas as vítimas com vida foram atendidas e encaminhadas a hospitais da região, informaram os Bombeiros. As mais graves foram transportadas de helicóptero para o Hospital Cajuru, em Curitiba, e Hospital São José, em Joinville (SC).

Vítimas leves e moderadas foram encaminhadas por ambulâncias a hospitais em Garuva e Joinville, ambas em Santa Catarina.

Equipes dos bombeiros do Paraná e de Santa Catarina, da concessionária Arteris e helicópteros do Batalhão de Operações Aéreas da Polícia Militar foram deslocados para o atendimento no local.

 

Ônibus partiu do Pará

Segundo a Arteris, concessionária que administra a via, o acidente ocorreu por volta das 8h30. O veículo tinha placa de Belém.

O ônibus pertencia à empresa de turismo TC Pires da Cruz e partiu na sexta-feira (22) de Belém (PA), com destino a Balneário Camboriú (SC). De acordo a PRF (Polícia Rodoviária Federal), o veículo seguiria para São José após a parada.

Em nota, a TC Pires da Cruz informou que o ônibus foi fretado por uma terceira pessoa, responsável pelo grupo, que também estava no veículo. Estavam a bordo 53 passageiros e dois motoristas, segundo os Bombeiros.

O acidente aconteceu no km 668 em um local conhecido como curva da Santa, no sentido Santa Catarina. O ônibus saiu da pista, rompeu a mureta de proteção e caiu numa ribanceira. Ainda não se sabe o que teria provocado o acidente.

Segundo concessionária, a via está interditada no km 662 (PRF Alto da Serra), em Guaratuba, no sentido Santa Catarina. Por volta das 11h40, havia 18 km de retenção.

 

Condições da pista eram normais, diz porta-voz dos Bombeiros

De acordo com a porta-voz do Corpo de Bombeiros, tenente Ana Paula Inácio de Oliveira, a região onde ocorreu o acidente é de grande fluxo por ser próxima ao litoral, mas não chovia na manhã de hoje.

"Tivemos vários dias de fortes chuvas, contundo hoje essa situação não acontecia. A pista, a princípio, estava dentro da normalidade e tivemos acidente", disse à CNN Brasil.

Segundo ela, as equipes apuram se passageiros foram lançados para fora do ônibus durante o tombamento do veículo. No entanto, a verificação ainda está em andamento por causa do acesso dificultado ao local de mata.

Também à CNN, o tenente Arendt, do batalhão de Operações Aéreas da PM do Paraná, afirmou que a curva onde o ônibus tombou é bastante perigosa.

"É uma curva bem forte, que joga geralmente os veículos que estiverem com uma certa velocidade, então o veículo acabou saindo ali e indo parar numa ribanceira", afirmou.

 

Investigadores apuram documentação do ônibus

A tenente dos Bombeiros disse ainda que ainda não há informações sobre se o ônibus que fazia a viagem estava com a documentação em dia.

"Não tenho informação se a documentação do ônibus estava em dia. Temos outros órgãos atuando no local, da polícia, e com certeza esses dados estão sendo levantados para ver o que pode ter causado o acidente", declarou.

 

Veja a nota oficial da empresa TC Pires da Cruz

"A empresa de turismo TC Pires da Cruz, com sede em Ananindeua- PA, vem informar a todos, que hoje segunda-feira (25), por volta das 09h recebeu a notícia sobre um acidente com o ônibus da empresa, na cidade de Guaratuba no Paraná.

Ainda não se sabe as causas do acidente e nem o número real de óbitos e feridos.

O responsável pela TC Turismo está a caminho do local do acidente para prestar auxílio às vítimas.

O ônibus que saiu de Belém na sexta-feira (22) às 18h com destino à Santa Catarina, foi fretado por uma terceira pessoa, responsável pelo grupo, que também estava no ônibus que capotou.

De acordo com a lista de passageiros fornecida pelo contratante da viagem, haviam 50 pessoas a bordo do ônibus.

A empresa está providenciando um meio de comunicação para prestar informações aos familiares.

A TC Pires da Cruz informa que prestará todo apoio necessário às vítimas e familiares e não medirá esforços para amenizar a dor de cada um dos paraenses envolvidos no acidente, assim como a dos seus entes queridos, neste momento tão difícil para todos".

*Colaborou Luciana Cavalcante, em Belém

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..