Os profissionais do PAM Salgadinho foram os primeiros imunizados na rede municipal de saúde em Maceió, na manhã desta quarta-feira (20), com o início da vacinação nas unidades que atuam na linha de frente na capital. Como primeiro vacinado, o funcionário Marcos Luiz agradeceu pela oportunidade e destacou o trabalho das pessoas que estão diariamente nas unidade de saúde.
“Só quem teve uma grande perda, tão próxima ou quem convive diariamente com essa doença, pode perceber a extensão e a dor que ela pode causar. Tive uma perda muito grande e partir desse momento tenho esperança”, afirmou Marcos.
Para ele, a luta agora começa para garantir a imunização de toda população. “Agora, mesmo que lento, passamos a ter uma tranquilidade maior na nossa luta contra a Covid-19”, completou ele.
O prefeito de Maceió, JHC disse que gostaria de que todos fossem imunizados e que Maceió está preparada para isso. Mas que nesse primeiro momento, os profissionais da saúde que já enfrentam tantos desafios, estão como prioridade.
“O PAM Salgadinho representa a maior unidade de saúde. Nós sabemos que a batalha é diária e constante. O trabalho que vocês estão fazendo é de muito orgulho”, reforçou. O prefeito explicou ainda que o Centro de Frios está preparado para receber mais de 500 mil imunizantes. “Hoje estamos com as doses insuficientes, mas já nos dá esperança”.
“Nós temos as nossas unidades de síndromes gripais, upas, hospitais que estão pacientes, esses profissionais precisam estar protegidos e também os idosos que estão nos abrigos”, acrescentou JHC afirmando que a Prefeitura está seguindo rigorosamente o plano.

O secretário municipal de Saúde, Pedro Madeiro, pediu reforço nas medidas de prevenção da Covid-19, principalmente com o uso de máscaras e o distanciamento social, e detalhou que essa primeira remessa de imunizantes será possível vacinar 18 mil maceioenses.
“É um número pequeno e nós dependemos das próximas remessas para garantir a vacina para todos. Não sabemos ainda o dia que vamos 100% dos maceioenses vacinas. O plano tem três fases e vamos continuar firmes nas medidas de prevenção”, colocou Madeiro.
Além de Marcos, mais quatro funcionários do PAM Salgadinho foram vacinados na solenidade, entre eles o médico infectologista René Oliveira.
“Há exatamente um ano nós sabíamos que algo iria acontecer, mas ninguém previa a extensão. E hoje estamos nesse momento e precisamos fazer que todos os brasileiros tomem a vacina, ela é segura e de extrema importância para controlar a doença”, disse o médico.