Os Ministério Públicos Federal e Estadual estão atuando de forma conjunta para apurar a aplicação das doses da vacina contra a Covid-19 em todos os municípios alagoanos para que não haja desvio do público alvo, que está previsto no grupo prioritário estabelecido pelo Ministério da Saúde. 

As doses que chegaram ao estado e nesta terça-feira (19) foram iniciadas as primeiras aplicações nos profissionais de saúde, que estão atuando na linha de frente, e também da população indígena. Tanto o Ministério Público Estadual (MPE) quanto o Ministério Público Federal (MPF) estão convocando a população para denunciar casos irregulares da aplicação nos municípios. 

“Ninguém será imunizado antes do seu grupo e a população pode nos acionar fazendo a denúncia”, afirmou o promotor Pedro Henrique, acrescentando que a responsabilidade sobre a aplicação das doses é do gestor municipal, do secretário de saúde e do profissional que fará a aplicação e lançará os dados no sistema. 

O promotor reforçou que qualquer indício de irregularidade será investigado e o responsável será atuado pelo crime de improbidade administrativa e dano moral contra sociedade.

As doses da vacina Coronavac começaram a ser distribuídas aos municípios alagoanos, que receberão de acordo com o número do público alvo presente no grupo prioritário.