Uma unidade de saúde voltada exclusivamente para a assistência a pacientes com problemas cardíacos, assim será o Hospital do Coração, cuja ordem de serviço para sua construção será assinada nesta quarta-feira (30), pelo governador de Alagoas, Renan Filho, e pelo secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres.

O Hospital do Coração será construído na Avenida Menino Marcelo, parte alta de Maceió, em um terreno ao lado do Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA). O prédio, cujo investimento é de R$ 4,6 milhões, também abrigará o novo Hemocentro do Estado.

O prédio de quatro pavimentos vai ser construído em uma área de 60 mil m². A unidade, com moderno projeto arquitetônico, será interligada ao Hospital Metropolitano. No pavimento térreo, ficarão localizados os setores de radiologia e o ciclo do sangue, que compreende a recepção do doar, consultórios de triagem hemoterápica, sala de coleta, sala do Serviço Social e setor de dispensação do sangue e hemocomponentes.

Além da área de processamento de sangue e dos laboratórios de hematologia, o segundo pavimento terá ligação ao bloco administrativo do Hospital Metropolitano e vai sediar o Centro Cirúrgico e a Hemodinâmica, com ligação direta ao setor de Transplantes e à sala de Cirurgia Híbrida, que vai contar com equipamentos de alta complexidade para integração de imagens, como tomógrafo e ultrassonografia.

Já no terceiro andar, ficarão localizados os ambulatórios, o setor de registros gráficos, as enfermarias para internações e a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). E no quarto e último pavimento, estarão situadas as áreas administrativas do novo Hemocentro e do Hospital do Coração, além de uma biblioteca setorial e o centro de estudos.

Com a construção do Hospital do Coração, o governo estadual vai estruturar o serviço cardiológico e de hemodinâmica, que hoje funciona no Hospital Geral do Estado (HGE). Além de ajudar a desafogar o HGE, o novo hospital oferecerá estrutura ambulatorial e de cirurgia cardiopediátrica para a Casa do Coraçãozinho.

O secretário da Saúde, Alexandre Ayres, afirmou que o investimento do Estado vai modernizar a assistência cardiológica, hemoterápica e hematológica em Alagoas. “Após a inauguração deste novo complexo, Alagoas vai deixar de ser o único Estado brasileiro que não possui uma unidade cardiológica própria e vamos assegurar que pacientes com dor torácica, arritmias, insuficiência cardíaca e infarto agudo do miocárdio, além de bebês que necessitam de cirurgias cardiológicas, tenham uma unidade especializada à disposição”, explicou.

“Quanto ao hemocentro, vamos garantir um equipamento de saúde moderno e com maior capacidade para receber mais doadores e assistir mais pacientes com patologias do sangue”, destacou o secretário.

A ordem de serviço do Hospital do Coração e novo Hemocentro está marcada para às 10h, desta quarta-feira (30).

 

*Com Assessoria