O envelhecimento não é igual para todos, e as diferenças referem aos fatores de condições de vida e acessos aos serviços de bens. No país, o segmento idoso da população brasileira é formado por uma parcela significativa de pessoas em situação de vulnerabilidade social que têm inúmeros problemas relacionados à falta de apoio familiar e social, além de vínculos afetivos fragilizados e muitas vezes inexistentes.

Mas projetos assistenciais têm mudado estilo e a qualidade de vida para idosos proporcionando um envelhecimento com saúde. A nutricionista Ariana Amaral coloca que apesar do aumento do número de casos das doenças crônicas não transmissíveis (diabetes, hipertensão, câncer), é possível encontrar nos consultórios um número maior de idosos na faixa dos 60, 65 anos que cuidam da alimentação, que praticam exercício físico regularmente, que são acompanhados por médicos, nutricionistas, profissionais da educação física, com o intuito de se manterem ativos e com capacidade funcional preservada.

Ariana Amaral integra a equipe da Clínica de Nutrição da Unit, que oferta atendimento de pacientes de forma contínua e gratuita. “Ao adotar um estilo de vida mais saudável, controlando o peso, se mantendo ativos física e psicologicamente, o envelhecimento saudável acaba vindo como consequência a uma rotina e vida mais equilibrada”, diz a nutricionista sobre os cuidados adotados pelos idosos para um envelhecimento com maior qualidade.

Segundo ela, o principal desafio que os idosos enfrentam nessa fase do envelhecimento é o processo de aceitação sobre a nova rotina.

“Essa fase da vida é marcada por uma série de mudanças biopsicossociais. Com relação à  alimentação e nutrição, observamos que a mudança no sabor e odor dos alimentos afeta a ingestão de idosos, fazendo com que haja o aumento do consumo de sal e açúcar, o excesso de peso decorrente da diminuição do metabolismo associado com outros fatores e principalmente as limitações impostas por algumas doenças”, coloca a nutricionista.

Clínica de Nutrição

A Clínica de Nutrição da Unit funciona no horário da manhã, tarde e noite, com alunos atendendo pacientes de forma contínua e gratuita, sempre com as orientações dos professores tutores.

Eles também atendem pacientes atletas no ambulatório de nutrição esportiva, todas as sextas-feiras, pela manhã, projeto que é coordenado pela professora Ariana Amaral.

Os serviços oferecidos nos atendimentos são: Anamnese do paciente, avaliação antropométrica, avaliação física, avaliação dietética, entrega do plano alimentar qualitativo e quantitativo, e orientações nutricionais. Esse atendimento pode ser agendado pelo número (82) 3106-3139.

*Estagiária sob a supervisão