Síndicos e administradores de condomínios residenciais e corporativos de Maceió se reúnem nesta quinta-feira (17) com representantes da Prefeitura e da CASAL, para uma audiência técnica sobre a Lei 6.961/2019, que dispõe sobre as caixas de gordura. 

O encontro que será realizado no auditório do CREA-AL, no bairro do Farol, às 14h, atende a um chamamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial (Sedet) e contará com a presença da titular da pasta, Rosa Tenório.

A reunião busca orientar os gestores condominiais sobre a instalação, limpeza e manutenção das caixas de gordura, a fim de evitar o despejo de óleos de origem animal ou vegetal de uso culinário na rede de coleta de esgoto e galerias pluviais. 

"Como síndicos comprometidos com a comunidade, será um encontro muito importante. É uma lei que impacta na manutenção dos condomínios, com sanções em caso de descumprimento. Nos organizamos em grupo para poder participar desta reunião, tomar ciência e também tirar dúvidas diretamente com o poder público", comenta Thyago Correia, Diretor Regional da Confederação Nacional dos Síndicos (Conasi) e mobilizador do grupo de gestores. 

Correia destaca que a agenda solicitada pela Sedet e CASAL reforça o papel social dos síndicos, que representam edificações multifamiliares ou corporativas e respondem civil e criminalmente pelos seus atos administrativos. 

O local da reunião foi cedido pelo CREA, em apoio institucional. Devido às restrições sanitárias, Thyago diz que cerca de 40 síndicos já confirmaram presença, número bem menor que a capacidade total do auditório, de 130 lugares.

"Participaremos desta primeira reunião oficial com a secretária Rosa Tenório e aproveitaremos para fortalecer este canal com o Poder Público, já que existem cerca de 3 mil condomínios em Maceió. Entendemos que este é um passo inédito e extremamente produtivo, com foco na melhoria da nossa cidade", finaliza o síndico profissional.