O Governo de Alagoas, através da Secretaria de Saúde (Sesau), detalhou na manhã desta quinta-feira (17), o convênio firmado com o Instituto Butantan para aquisição da vacina Coronavac, contra a covid-19. O secretário Alexandre Ayres afirmou que a previsão é que as pessoas do grupo de risco e profissionais de saúde sejam vacinados em fevereiro em Alagoas. Ayres também disse que uma comissão para acompanhamento da vacina foi criada.

A comissão será integrada por membros da Sesau, Ministério Público, Conselho Estadual de Saúde e Conselho Municipais de Saúde.

“Eles já foram oficiados pela Sesau e até a próxima semana nós vamos divulgar no Diário Oficial essa comissão”, disse.

Ayres também falou sobre a vacina e reforçou que, inicialmente, só será vacinado aquele cidadão que for do grupo de risco ou da saúde. Ainda não há previsão de data, mas de imediato, serão 500 mil alagoanos vacinados.

O secretário explicou que o acordo com o Butantan permite que Alagoas tenha prioridade no momento de receber as vacinas, mas que elas precisam da aprovação da Anvisa.

"Sendo adquiridas pelo governo federal, essas vacinas entrarão para o rol do Ministério da Saúde e serão destinadas à população alagoana. Como houve várias discussões e politização do combate ao Covid, nós decidimos que era mais importante que Alagoas saísse na frente. Desse modo, houve diálogo com o governo de São Paulo, para termos prioridade diretamente na compra Sendo através do Butantan ou do Programa Nacional de Imunização, nós teremos vacinas em Alagoas em fevereiro", disse.

Caso isso aconteça, Alagoas seguirá o Plano Estadual de Imunização que será replicado com base no federal. “Lá existem regras de quem pode ter acesso e iremos ter essa logística com segurança”. Ainda conforme o secretário, os recursos para aquisição das vacinas são próprios.