A escolha do óleo de motor correto é fundamental para o desempenho e manutenção do seu veículo Assim sendo, aqui ficam alguns aspectos e propriedades dos óleos para motores de automóveis que deverão ser levados em consideração.

Viscosidade: Porque importa entender os rótulos

Para começar, é preciso saber interpretar o rótulo do óleo do carro. Com certeza você já se deparou com os números e letras :5W30, 10W30, 15W40,... NA próxima vez já saberá que o primeiro número e o W referem-se ao nível de viscosidade do óleo a baixas temperaturas do ar. Enquanto os demais dizem respeito às altas temperaturas. Ou seja, se optar por óleo para o carro 5W30, este funcionará melhor em climas frios ou durante o inverno do que um 15W40, que é mais apropriado para temperaturas quentes. Isto não quer dizer que o óleo de 15W40 não funcione em temperaturas frias, ele apenas não será o mais indicado para uma lubrificação mais funcional e eficiente.


Tipos de oleo existentes

Além da viscosidade, saiba que existem também vários tipos de óleos para carros. São eles:

- Óleo mineral para o motor: São  óleos de destilação fracionada de petróleo e que posteriormente são purificados com ácido ou com extração solvente, apresentando altos níveis de viscosidade. Por esta razão, quando aquecem, evaporam-se rapidamente.

- Óleo semissintético para o motor: Este tipo de óleo para carro contém mais aditivos do que os minerais e são a melhor opção para quem vive em locais com temperaturas moderadas - com invernos e verões suaves e sem temperaturas extremas. Comparando com os os óleos minerais, possuem inúmeras vantagens: duram mais tempo, apresentam uma maior resistência às mudanças de temperatura. ,

- Óleo sintético para o motor: Orgânicos, estes apresentam uma produção mais sofisticadas, que impedem, por exemplo, a formação de depósitos de lodo. Ou seja, são perfeitos para veículos que se deslocam em climas frios, pois assegurem uma proteção superior, logo que o motor arranca. Além disso, funcionam também em climas extremamente quentes.


Os aditivos

Por último, leve também em conta os aditivos. Os aditivos são os químicos adicionados que intensificam as características do óleo, ajudando a melhorar a performance do motor, de modo a evitar possíveis danos. Nesse sentido, existem vários tipos de aditivos como os detergentes que evitam a formação de resíduos de carbono; os antioxidantes que evitam a reações de oxidação; os anticorrosivos que protegem os metais da corrosão; os antiespumantes que impedem a formação da espuma, etc.


A verdade é que se optar por um óleo de maior qualidade que seja apropriado para seu carro, irá conseguir também uma economia no combustível, contribuindo para melhorar a performance do veículo e ainda reduzir as emissões de gases poluentes. Aliás, nesse sentido, verá como hoje em dia, cada vez mais marcas e empresas reforçam a sua preocupação com o meio ambiente e seus impactos no meio ambiente - exemplo disso, é o caso da Total Brasil, que nos últimos anos  tem apostado em uma energia mais segura, mais acessível e limpa.